Por: Ana Cláudia Gazonato – professora de Global Perspectives
Em 2023, uma nova história se inicia no Colégio Ser! com a disciplina Global Perspectives.
Durante o ano, nos envolvemos em aulas e projetos com o objetivo de desenvolver o pensamento crítico dos estudantes em relação ao mundo. Neste sentido, entendemos os problemas e contradições das sociedades e do mundo em escala local e global, ao passo que dialogamos e introduzimos vocabulário dos temas trabalhados, em inglês!
Nesse contexto, vamos fazer uma breve síntese do que estudamos nos 5ᵒˢ, 8ᵒˢ e 9ᵒˢ anos na nossa escola!
Em todas as turmas, os alunos foram instigados a entender o que são problemas e questões locais e globais, e pensar em formas de mitigar e solucionar alguns desses problemas, entendendo o que cabe a nós em nível individual e o que cabe à sociedade e às grandes estruturas em nível coletivo e global.
Nos 5ᵒˢ anos, aprendemos aspectos físicos, humanos e culturais de diferentes países, introduzindo o conceito de “mudanças antrópicas”, para que os alunos compreendessem as interações do ser humano no espaço e na natureza.
Nesse sentido, aprendemos que uma das formas de interação humano-natureza é por meio do uso de recursos energéticos! Sendo assim, descobrimos quais são esses recursos energéticos; o que é energia renovável e não-renovável; qual a matriz energética do Brasil e qual a matriz energética global! Além disso, os alunos realizaram atividades refletindo sobre seu próprio uso de energia, em casa e na escola.
Nos 8ᵒˢ anos, os alunos exercitaram muito a criatividade, pensando em tecnologias que podem ser aplicadas nas escolas e compreendendo a importância da ciência e da tecnologia para pensar no desenvolvimento sustentável! Para isso, eles criaram a ideia de planetas utópicos, criando um ideal de uso de tecnologia equilibrado e focado no meio-ambiente! Focando nesse objetivo, analisamos artigos, textos e vídeos que falam sobre tecnologias emergentes e sobre como algumas delas podem ajudar a humanidade a solucionar problemas relacionados ao clima, como, por exemplo, tecnologia de bateria renovável! Além disso, analisamos as referências e refletimos sobre a importância de uma pesquisa científica com fundamento e credibilidade.
Nos 9ᵒˢ anos, falamos sobre problemas globais envolvendo disputas por recursos naturais! Para isso, compreendemos os conceitos de globalização e de geopolítica, fatores que fazem com que percebamos com mais afinco conflitos e relações globais e, como de acordo com a ONU, muitos desses conflitos tem a ver com escassez ou abundância de recursos naturais. Para isso, desvendamos o conceito de recurso e quais deles existem em nossa sociedade. Alguns dos recursos mais citados foram: água, alimento e petróleo! Posteriormente, descobrimos quais conflitos existiram e existem na história do mundo envolvendo esses e outros recursos!
Para refletir sobre o uso de recursos em escala pessoal e local, os alunos fizeram o teste da Pegada Ecológica da WWF e descobriram qual é o impacto pessoal de cada um no Planeta Terra! Para refletir sobre os impactos em escala global, nacional e internacional, analisamos artigos, reportagens e documentários que falam, por exemplo, sobre escassez de água, impactos ambientais da exploração e uso de combustíveis fósseis e mineração em Terras Indígenas.
As atividades desenvolvidas englobam pensar em soluções para os problemas que permeiam as diversas realidades do mundo. Seguem alguns trabalhos de nossos estudantes que refletem sobre maneiras de pensar em mitigar problemas socioambientais, tanto em nível estrutural, como por meio da ideia de transição energética, quanto em nível pessoal, ao sugerirem práticas cotidianas que melhoram as relações humanas com a natureza.
Referências bibliográficas:
Cambridge International. Cambridge Global Perspectives. Disponível em: https://www.cambridgeinternational.org/programmes-and-qualifications/cambridge-global-perspectives/. Acesso em: 03/10/2023
UN Peacekeeping. Conflict and Natural Resources. Disponível em: https://peacekeeping.un.org/en/conflict-and-natural-resources. Acesso em: 29/09/2023.
UN Climate Action. Five ways to jump-start the renewable energy transition now. Disponível em: https://www.un.org/en/climatechange/raising-ambition/renewable-energy-transition Acesso em: 03/08/2023.
WWF. Pegada Ecológica. Disponível em: https://www.wwf.org.br/nosso_trabalho/pegada_ecologica/. Acesso em: 29/09/2023.