Por: Élida Fogaça e Adriana Innocencio de Oliveira – Educadoras SEE Learning.

SEE Learning é um programa educacional criado pela Universidade Emory, em Atlanta, para desenvolver, nas crianças e adolescentes, aprendizagem social, emocional e ética. 

As aulas SEE Learning são dedicadas à aprendizagem das emoções, valendo-se da ciência, de atividades, discussões e reflexões para explorar o nosso mundo de pensamentos, emoções, relacionamentos com outras pessoas, decisões que tomamos, e o impacto que estas decisões têm em nós mesmos e nos outros.

Partindo desse pensamento, é importante trazer à luz o entendimento dos valores morais e éticos, para que possamos aplicar a compaixão e a bondade. Todos queremos estar em um ambiente amável e com o mínimo de problemas e dificuldades. A partir do momento que reconhecermos isso, poderemos entender por que nós deveríamos demonstrar compaixão para com os outros e por que todos nós buscamos a felicidade.

Nas turmas finais do ensino fundamental, baseados no entendimento da humanidade compartilhada, ou seja, no conhecimento de que todos os seres humanos desejam ser felizes e ter bem-estar, exploramos os conceitos de bondade, gratidão, empatia e compaixão. Criamos os acordos de sala para buscarmos atitudes de um grupo compassivo. Desenvolvemos algumas atividades para que cada aluno pudesse compreender que pertence a um sistema de seres interdependentes.  

É importante instigar essas discussões, pois o ponto é introduzir esses conceitos e explorá-los, para que nossos estudantes desenvolvam seu próprio entendimento sobre eles e aprendam a identificá-los e usá-los na prática.

Trabalhamos com uma variedade de atividades para autorregular o sistema nervoso e fortalecer a resiliência e o controle do estresse. Isso envolve desenvolver habilidades de percepção corporal que sinalizam bem-estar ou sofrimento (tracking)  e aprender estratégias simples para acalmar corpo e mente (Help now). Essas técnicas vêm de uma significativa pesquisa científica sobre o papel que o sistema nervoso autônomo desempenha na fisiologia do estresse. Durante as aulas, os alunos foram encorajados a usar constantemente aquelas que funcionam para ele e também a ensinar seus pais sobre essas técnicas. 

Os alunos também se aprofundaram em recursos para retornar à sensação de bem-estar. Didaticamente, entre os 8ᵒˢ e 9ᵒˢ anos, dividimos os recursos em externos, internos e imaginários. 

Partindo destas premissas, nos 6ᵒˢ e 7ᵒˢ anos, desenvolvemos um seminário, quando os estudantes escolheram o valor moral que estudariam e apresentariam para o grupo, seguindo a seguinte sequência didática: produção de cartaz, um vídeo de animação para ilustração, exploração do conceito e um jogo/brincadeira que exemplificasse o assunto do trabalho.

 Alunos em atividades de jogo

Ao final de cada apresentação, os estudantes escreveram depoimentos sobre o que aprenderam:

AMIZADE: “Temos que ser confiáveis e demonstrar que estamos juntos independentemente da distância.” Victória – 7º Caiapó.

“Ser amigo é ajudar em momentos bons e ruins, ter respeito e ficar ao lado do seu amigo sempre.” Luíza – 7º Terena.

“Amizade é se fazer presente nos momentos bons e ruins, é ajudar seu amigo sempre que ele precisar!” Júlia – 7º Terena.

“Aprendi que a amizade não é só estar com as pessoas apenas nos momentos bons e maus, é entender e compreender o lado tóxico das pessoas!” Sofia – 7º Terena.

“A amizade se constitui de dois lados, ou seja, nada é possível sem o outro em uma relação!” Isadora – 7º Terena.

“Eu aprendi que tudo que eu usei com meus amigos, estava correto!” Amanda – 7º Suruí. 

IGUALDADE SOCIAL: “Entendi que você pode ter o mesmo ”futuro”, mas as condições não são as mesmas.” Larissa – 7º Caiapó.

“É saber que todos somos humanos e não devemos nos importar com a aparência, o financeiro…” Maria – 7º Xavante.

“É muito importante lembrar que todo gênero, cor, etc, tem que ser respeitado, não importa o gênero ou a cor…temos que ter respeito com tudo e com  todos!!!” Isabella – 7º Xavante.

“Eu aprendi que é importante darmos as mesmas oportunidades para diferentes pessoas!” Lorena – 7º Xavante.

RESPEITO: “Eu aprendi que o respeito é fundamental para a convivência e que sem respeito, não tem como ter um bom ambiente.” Maria – 7° Caiapó.

“Eu aprendi que o respeito é muito bom e muito importante para uma boa convivência.” Lauren – 7º Xavante.

“Ter respeito é procurar entender a dor do outro e se colocar no lugar da pessoa, compreender o espaço e a dignidade de todos.” Isadora – 7º Terena.

“Eu aprendi que devemos respeitar os outros, não importa a aparência.” Kenzo – 7º Xavante.

“É muito importante ter respeito para vivermos em uma sociedade melhor!” Vitória – 7º Terena. 

Alunos em atividade sobre Respeito

Victória e Luciano –  7ᵒˢ anos do Caiapó.

HUMILDADE: “Ser humilde significa viver feliz sendo simples e procurar ajudar os necessitados.” Maria – 7º Xavante.

“Eu aprendi que ser uma pessoa humilde é agradecer não pelo o que tem, mas sim, os momentos!” Isabel – 7º Xavante.

“Ter respeito e reconhecer suas qualidades e não se gabar por isso.” Thomas – 7º Terena.

“Ajude todos que puder, pois nunca se sabe a dificuldade do outro!” Isabella – 7º Suruí.

PERSEVERANÇA: “Nunca desistir, principalmente em fases difíceis.”

“É o ato de não desistir e de sempre acreditar.” Guilherme – 7º Xavante.

“Ter foco nos seus objetivos e muita determinação.” Otávio – 7º Terena.

Aluna Maria – 7º Xavante, em atividade sobre Perseverança. 

SOLIDARIEDADE: “É pensar no outro e se colocar no lugar do outro e ajudar sempre que possível.” Lorena – 7º Xavante.

“Ser solidário é um ato não só de respeito, mas também de compaixão e empatia.” Isadora – 7º Terena.

“É fazer o bem, se propondo a ajudar alguém!” Luiza – 7º Terena.

EMPATIA: “Independente da situação tem que ter empatia e respeito ao próximo.” Lucas – 7º Terena.

“É se colocar no lugar do outro, em momentos ruins e bons!” Maria – 7º Suruí.

“Empatia é fazer com o outro o que você gosta que faça com você!” Alexandre – 7º Suruí.

“Empatia é se colocar no lugar do outro e agir de forma adequada para ajudar o outro!” Rodrigo – 7º Suruí.

 Atividade sobre Empatia

HONESTIDADE: “ Honestidade é ser justo e sempre falar a verdade. Não conseguimos definir o nível de honestidade da pessoa.” Vitor – 7º Terena.

“É ser verdadeiro o tempo todo!” Rafaela – 7º Suruí.

“Se você for honesto, as pessoas vão confiar em você!” Murilo – 7º Suruí.

“Ser honesto é fazer o certo, mesmo que ninguém esteja olhando. Confiança é conquistada e respeito merecido a quem é honesto!” Eloá – 7º Suruí.

Alunos apresentando seminário

DILIGÊNCIA: “É uma habilidade que pode ser combinada com persistência criativa, esforço, planejamento e executado de forma honesta e sem atrasos, para conseguir um resultado puro e de mais alto nível de excelência!” Bianca – 7º Terena.

TOLERÂNCIA: “É uma atitude fundamental para se viver em sociedade!”  Aluno do 7º Terena.

“Pessoas tolerantes mudam o mundo com sua tolerância respeitando a todos!” Sofia – 7º Terena. 

 Alunos apresentando seminário

Dentre os recursos mais significativos para os alunos de 8ᵒˢ e 9ᵒˢ anos estão:

Recursos Externos

  • Sarau

Criamos um momento em que cada aluno pôde expor sua arte, seus gostos pessoais. Eles compartilharam com os amigos músicas, desenhos, poemas que lhes fazem bem. E os colegas puderam, além de conhecer os dons e gostos dos outros, aproveitar de recursos que trazem alegria e bem-estar.  

“Através do Sarau consegui me expressar com a dança e o canto.” Ana Clara – 8º ano.
  • Olhos Fechados

Fizemos uma dinâmica em que todos ficaram em pé em um círculo e de olhos fechados. Propusemos que eles apenas se percebessem e percebessem o grupo sem abrir os olhos. A professora foi lenta e sutilmente mudando alguns alunos de lugar. Depois, sentamos e todos puderam falar o que sentiram quando não sabiam quem estava ao lado segurando em sua mão. O propósito foi estimular a confiança no grupo. 

“O SEE Learning é como um espaço em que você pode se abrir, descansar a mente, organizar as ideias. O melhor é que você se diverte com seus amigos, acaba percebendo o quão importantes eles são para você. A melhor aula que já tive foi quando a professora trouxe uma jarra para representar nossos pensamentos, o que afeta, etc. Também gostei quando fomos lá fora e ficamos de olhos fechados, com isso aprendi a ter mais confiança nos meus colegas. “ Larissa –  8º ano.

  • Elogio 

Em um encontro, com o propósito de validar os amigos e comunicar a grandeza de cada um, entregamos a cada aluno uma folha de papel e solicitamos que apenas escrevesse seu nome em cima e passasse a folha ao amigo do lado. Cada um deveria escrever uma qualidade positiva que percebia no amigo cujo nome estava na folha e passar a folha ao lado. Assim, todos tiveram a oportunidade de escrever um elogio a cada amigo do grupo. Quando as folhas chegaram a quem pertencia, cada um pôde ler e compreender as qualidades positivas que são vistas pelos amigos de classe. 

“A melhor aula foi quando todo mundo elogiou o colega, escrevendo suas qualidades em uma folha. Quando recebemos a folha, ninguém sabia quem tinha escrito. Gostei de expressar no anônimo tudo de bom que eu via nos outros, me fez bem. Giulia, 8º ano.

Recursos Internos 

  • Respiração diafragmática, com inspiração plena e lenta exalação.

Ao longo de muitos encontros, fizemos práticas respiratórias, sempre ressaltando a importância da respiração plena para acalmar o sistema nervoso. Conversamos sobre o funcionamento do sistema nervoso autônomo, como é a  de lutar ou fugir, causadora de estresse e como acalmar. Apresentamos vídeos de especialistas e treinamos algumas técnicas. Trocamos experiências também sobre como a respiração plena e a lenta exalação ajudam em momentos desafiadores. 

“Durante as aulas do SEE Learning tive uma ‘tempestade’ de emoções, algumas boas e outras não tão boas assim. Com isso eu aprendi a manter a calma e não deixar minhas emoções temporárias tomarem conta de mim. E isso não foi só durante as aulas, fora da sala eu também percebi melhoras. Percebi um autocontrole maior e uma coisa que me ajudou muito foi a técnica de me acalmar a partir da respiração e pode ter certeza de que vou usar isso para minha vida inteira.”  Laura – 9º ano.

“A respiração me ajuda em treinos, jogos, campeonatos, provas, quando fico nervosa principalmente.” Livia –  9º ano.
  • Aterramento

Experienciamos algumas práticas para se sentir presente no aqui e agora, como automassagem, postura da montanha, foco intencional.

“Imagino que todo dia tenho pensamentos ruins e bons, às vezes quando vou para a aula do SEE Learning estou com pensamentos em coisas que irão acontecer e fico nervoso, mas graças à aula fico calmo, devido às práticas usadas.” Luís – 9º Guarani.

“A automassagem tem me ajudado a acalmar. Faço sempre que percebo que estou ficando ansioso.” Felipe – 8º ano.

Recursos imaginários

  • Espaço de acolhimento

Estimulamos os alunos a terem, na consciência, um espaço que simbolize proteção, segurança e acolhimento. Esse espaço pode ser a imagem de uma pessoa ou animal, uma situação, um objeto ou mesmo um lugar físico. Depois de várias vezes repetindo esse estímulo, nós os convidamos a desenhar ou fotografar o seu espaço de acolhimento. 

“O SEEL para mim é uma aula para relaxar, pensar em si e nos outros. Pensar nas coisas boas da vida e reconhecer quem e o que nos acolhe.” Beatriz – 8º ano.

Abaixo, como os alunos representaram seus momentos de acolhimento:

Desenhos dos alunos em atividades do See Learning.

Aluno Pedro – 8º ano Guajajara colocando em prática seus aprendizados do See Learning em casa.

Registro de aluno sobre atividade do See Learning. 
  • Sensações agradáveis

Estimulamos também os alunos a reconhecerem as sensações agradáveis e as diferenciarem das neutras e das desagradáveis.

  • Estratégia Pare e Pense

Fizemos a analogia da jarra com o propósito de os alunos compreenderem como atuam os estímulos, sensações e emoções em nossas mentes. Mostramos uma jarra com água, simbolizando nossa mente; pedrinhas de quartzo como emoções neutras; terra como as desafiadoras e musgo como as agradáveis. E fomos juntos construindo uma história com simples fatos que ocorrem no cotidiano desde acordar até chegar à escola. Mostramos o quanto a mente fica turva com a agitação do dia a dia. Depois ficamos olhando a jarra, sem mexer, sem acrescentar emoções. E em pouco tempo a mente já foi clareando e pudemos separar as emoções agradáveis das desafiadoras (as neutras desaparecem). Com essa analogia pudemos perceber a necessidade de aquietar a mente para enxergar com clareza as situações.

Mente agitada.
Pausa para percepção.

“As aulas de SEEL Learning mostram bastante como trabalhar o seu corpo para resolver melhor os problemas, seja físico ou psicológico, mostrando recursos para nos acalmar, que, em minha opinião, ajudam muito em momentos de estresse, tristeza ou raiva. A melhor aula para mim foi a da analogia da jarra. Gostei porque mostrou muito bem como nossa mente funciona e também mostrou uma forma de deixá-lo limpo e acalmá-lo.” Graziela – 9º ano.

“As aulas ajudam a controlar nosso interior e sermos mais resilientes entendendo como funcionam nossas emoções. Saber parar e entender as emoções foi o mais útil pois teve uma situação em que eu estava fervendo de raiva, brigando com meus irmãos, mas segurei e me controlei; acabou dando tudo certo.” Gianluca – 9º ano.