Hoje temos uma história encantadora para compartilhar com vocês. As duas unidades do nosso Colégio se transformou em um verdadeiro cenário de cultura nordestina e de cordel, produzido pelos nossos alunos do 4ᵒˢ anos. A festa junina “Não sei, só Ser! que foi assim!” nos levou a uma viagem emocionante pelo sertão e nos fez mergulhar na riqueza de tradições tão queridas do nosso país.

Os eventos foram uma verdadeira celebração da cultura nordestina brasileira. Logo na entrada, fomos recebidos por um cenário magnífico, decorado com trabalhos dos alunos, que expressaram sua criatividade por meio de frases e trechos de músicas de própria autoria, bem como de grandes artistas e compositores nordestinos. Era um convite para mergulhar de cabeça nesse universo tão rico e poético.

No 4º ano Boa Vista, os alunos tiveram seu primeiro contato com o gênero, realizando pesquisas e registros em seus cadernos. Como culminância desse projeto, eles criaram um cordel coletivo e xilogravuras em madeira talhada, personalizadas para a nossa festa junina, que aconteceu em ambas as unidades nos dias 03 e 17 de junho.

Já no 4º ano Campolim, os estudantes exploraram o tema “Sentimentos em Cordel”, no programa SEE Learning. Com criatividade e consciência ambiental, reutilizaram bandejas de isopor para produzir xilogravuras adaptadas.

Os pais foram surpreendidos com cartões contendo frases retiradas desses trabalhos, permitindo-lhes levar para casa um pedacinho desse dia inesquecível. Foi uma maneira linda de eternizar esse momento e valorizar a expressão artística dos nossos alunos, que mostraram sua sensibilidade ao retratar a cultura nordestina de forma tão autêntica.

Confira alguns momentos da nossa Festa Junina e o cordel nas fotos do Boa Vista e Campolim!