Por: Professora Marilia Carrenho Camillo – EFAF – História

A Costa do Marfim, oficial e protocolarmente República de Côte d’Ivoire, é um país africano, limitado a norte pelo Mali e pelo Burquina Fasso, a leste pelo Gana, a sul pelo Oceano Atlântico e a oeste pela Libéria e pela Guiné. Sua capital é Iamussucro, mas a maior cidade é Abidjã.

A Costa do Marfim surgiu em 1932, após a divisão do Alto Volta (futuro Burkina Faso), território sob domínio francês. Sua autonomia ocorreu após o final da Segunda Guerra Mundial, de forma gradual e em estreita colaboração com o governo francês, num processo liderado pelo Sindicato de Plantadores Africanos da Costa do Marfim.

A geografia local é marcada pela grande diversidade em termos de clima e vegetação. O país conta com cerca de 26 milhões de habitantes, que são governados pela figura de um presidente.

Essa nação africana foi colonizada pela França. A influência cultural francesa está presente nos aspectos locais, como a língua e a religião. Atualmente, a Costa do Marfim é uma grande produtora de bens primários. O cacau, por exemplo, é uma das bases de sua economia. A infraestrutura local, inclusive, está voltada para a exportação desses bens.

Muito da sua cultura está ligada à prática do futebol, que é considerado o esporte nacional do país.

O território atual da Costa do Marfim era habitado por diversas tribos africanas que viviam de atividades de subsistência. A partir do processo de colonização da África, por meio de ações imperialistas, a França apoderou-se da região.

Os franceses, com o apoio de outros povos europeus, transformaram a Costa do Marfim em um grande polo de comercialização de escravos e marfim. O nome do país, inclusive, está diretamente ligado ao auge do período de comercialização do marfim pelos europeus.

A Costa do Marfim alcançou a sua independência da França em 1960. Desde então, o país viveu muitos momentos de forte instabilidade política, governos autoritários e elevados índices de violência e corrupção.

A expectativa de vida dos habitantes da Costa do Marfim não passa dos 60 anos (Dados mundiais.com) e a pirâmide etária é de base larga e topo estreito, isto é, grande quantidade de jovens e baixa expectativa de vida para adultos, características comumente encontradas em países subdesenvolvidos.

A moeda na Costa do Marfim é o CFA – Frans BCEAO. 1 Real Brasileiro equivale a 122,86 CFA – Frans BCEAO. A economia do país é baseada no setor primário, com destaque para a agricultura, que emprega 68% da população, principalmente no cultivo do cacau. Atualmente na Costa do Marfim ocorre uma luta contra o trabalho infantil na produção de cacau, uma vez que os consumidores ocidentais exigem, cada vez mais, um produto ético, fabricado sem abusos contra as crianças e sem danos ao meio ambiente.

Fontes de pesquisa:

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/costa-marfim.htm

http://memorialdademocracia.com.br/africa

https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/05/11/a-dura-luta-contra-o-trabalho-infantil-na-producao-de-cacau-na-costa-do-marfim.ghtml