Por: Rosa Barreiros – Coordenadora Educacional do Colégio Ser!

A partir de 2021, a 1ª.série do Ensino Médio do Colégio Ser! inaugura uma arquitetura curricular centrada no aluno, que poderá escolher alguns Itinerários Formativos.

A Portaria no.1432 de 28 de dezembro de 2018, publicada em abril de 2019, no Diário Oficial da União, estabeleceu os Referenciais para Elaboração dos Itinerários Formativos de acordo com as Diretrizes Nacionais do Ensino Médio.

Baseadas neste documento, as escolas devem se preparar para elaborar seu portifólio de Itinerários e, claro, no levantamento que fizerem, entre os estudantes, para reconhecer quais temáticas mais os instigam, quais problemas querem ver discutidos e quais conhecimentos mobilizam seu movimento de aprender.

Desde a primeira semana de setembro, uma Comissão de Estudos, formada pelos coordenadores e professores do segmento, estuda as novas propostas a fim de desenhar o que será o Novo Ensino Médio, aqui, no Colégio Ser!

Segundo os Referenciais Curriculares, ao optar por um Itinerário, o aluno terá a oportunidade de desenvolver habilidades importantes para sua formação integral, como investigar, intervir na realidade, empreender e criar. São os Eixos Estruturantes de um Itinerário que definem que o estudante tenha experiências sejam no campo da ciência, do social, no empreendedorismo ou em processos criativos, pois, dependendo do percurso, ao menos dois eixos devem justificar o caminho a percorrer.

https://educacaointegral.org.br/reportagens/novo-ensino-medio-entenda-os-itinerarios-formativos/

No Colégio Ser!, ofereceremos Itinerários Formativos, pelos quais os estudantes poderão optar, entre eles “Comunicação e Mídias Digitais”, “Empreendedorismo e Mundo do Trabalho”, “Gestão Financeira e Jovem Investidor” e “Imunologia e Saúde Pública”, já no primeiro semestre. Estes temas foram escolhidos pelos estudantes de 9o.s anos para iniciarem sua jornada neste novo modelo.

Percorrer tais itinerários significa que o que se estuda deve apoiar o desenvolvimento do indivíduo na sociedade, promovendo sua consciência social, tornando-o responsável, também, pelas suas escolhas.

Para nós, do Colégio Ser!, esta “reforma”, como tem sido chamada, aproxima o fazer pedagógico, cada vez mais, de nossa imagem guia, que destacamos abaixo:

Também chamados de Itinerários, uma vez por semana, entre as aulas “obrigatórias”, os estudantes terão oportunidade de aprofundar seus conhecimentos surgidos naquelas da Formação Geral Básica, parte do currículo que integra objetos de conhecimento das Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática.