Por: Paula Paques – Professora de Inglês do Ensino Médio do Colégio Ser!
Elabore um mural de tarefas para que a criança entenda os seus horários e deveres, criando um ambiente tranquilo que estimule a criatividade e facilite a aprendizagem.
Com o isolamento social, muitos estudantes têm sentido a falta da escola. Mas é fato que as crianças sentem muito mais, principalmente porque essa é a fase de interação e de aprendizagem mútua, o que exige um olhar e cuidado diferenciado. É preciso levar em consideração que tarefas escolares agora precisam ser acompanhadas ainda mais de perto pelos familiares. É uma situação difícil, já que muitos pais devem dividir a atenção com o trabalho. Por isso, tenho dito que temos que aproveitar o momento para fortalecer ainda mais o vínculo entre a família e a escola. Outras formas de contribuir neste processo de aprendizagem à distância é estabelecendo uma rotina geral para as crianças. Elabore um mural de tarefas para que a criança entenda os seus horários e deveres, criando um ambiente tranquilo que estimule a criatividade e facilite a aprendizagem.
Estamos em um momento oportuno para estreitarmos ainda mais os laços com os nossos filhos, através de diálogos sinceros e construtivos, mostrando que os recessos das nossas tarefas diárias não significam férias. É necessário estabelecer limites e manter, se possível, a mesma rotina de sempre: hora para acordar, para dormir, respeitar os horários das refeições, ter hora para assistir à televisão e estudar.
Dê oportunidade para que possam expressar seus sentimentos.
Outro fato importantíssimo é a abordagem do assunto com as crianças: mostre a ela que estamos em uma situação passageira e que se cuidar agora é a melhor escolha. Dê oportunidade para que possam expressar seus sentimentos. Ouvir e acolher a criança e o adolescente é sempre o primeiro e mais precioso passo.
E nunca devemos nos esquecer de ensinar sempre pelo exemplo, mostrando que é possível transformar uma situação difícil em um grande aprendizado.