Ciências Aplicadas – CIRCUITO ELÉTRICO
Por: Professor José Eduardo Xavier – Professor de Física do Ensino Médio Os alunos das segundas séries do Ensino Médio estudaram e desenvolveram atividades a partir de um projeto com circuito elétrico, identificando, primeiramente, este conceito e, posteriormente, na sala maker do Colégio, colocaram em…
Os gêneros Charge e Cartum: uma proposta de sequências didáticas
Por: Sílvia R. S. Belloti e Maria Laura Radicce – Professoras de Língua Portuguesa e Artes nos Anos Finais No primeiro semestre, desenvolvemos uma sequência de atividades didáticas, envolvendo os gêneros charge e cartum com fins a trabalhar as habilidades linguísticas de compreensão textual, produção…
Trabalhando com alunos as culturas indígenas
Por: Influenser! A Unesco declarou o ano de 2022 como o primeiro ano da “Dècada Internacional das Línguas Indígenas“. A iniciativa quer, assim, valorizar um patrimônio linguístico cultural mundial”. O Brasil está entre os dez países mais multilíngues do mundo, tendo a maior população monolíngue…
As Metodologias Ativas e a Gramática
Por: Reginaldo Monteiro – Professor de Gramática E F Anos Finais Segundo Bacich & Moran (2018), metodologias são grandes diretrizes que orientam os processos de ensino e aprendizagem e que se concretizam em estratégias, abordagens e técnicas concretas, específicas e diferenciadas.Metodologias ativas são estratégias de…
O espetáculo começa antes da apresentação
Por: Lélis Andrade – Professor de Teatro Segundo a linguista Cecilia Almeida Salles, a apresentação de um espetáculo não se inicia no ato da sua encenação, mas sim no primeiro encontro de trabalho do grupo. No caso da eletiva de teatro, no primeiro dia de…
Qual seu superpoder?
Por: Elida Fogaça – Educadora SEE Learning Os encontros “SEE Learning” tem uma abordagem prática, que busca desenvolver habilidades de reconhecimento e manejo das emoções, para nutrir melhores relações consigo e com outras pessoas. Quando praticamos as habilidades de bem estar geral, que podem ser benéficas…
Criando uma sala de aula compassiva
Por: Élida Fogaça e Adriana Innocencio de Oliveira – Educadoras SEE Learning. SEE Learning é um programa educacional criado pela Universidade Emory, em Atlanta, para desenvolver, nas crianças e adolescentes, aprendizagem social, emocional e ética. As aulas SEE Learning são dedicadas à aprendizagem das emoções,…
Adaptação Escolar
Por: Márcia Rodrigues – Coordenadora do Setor de Psicologia do Colégio Ser! Ao longo de nossas vidas, deparamos com os desafios da adaptação em diversos contextos diferentes. Pode ser o primeiro emprego, ou a primeira vez em uma escola, ou até mesmo na transição de…
O Quinze: as questões da história
Por: Maria Clara – 9o.ano A obra O Quinze, considerada uma das principais marcas do regionalismo modernista, foi escrita por Rachel de Queiroz, a qual foi escritora brasileira e primeira mulher a integrar a Academia Brasileira de Letras. O livro retrata, de forma verdadeira e…