Por: Professora Poliana Salgado Gomiero – EFAI

O “See Learning” é uma disciplina valiosa que se tornou parte integrante do currículo. Sua essência é o respeito – respeito por si mesmos, pelos outros e pelo mundo que os rodeia.

Embora as aulas ocorram apenas uma vez por semana, seus princípios e ensinamentos permeiam o dia a dia dos alunos, transformando sua jornada educacional de maneira profunda e significativa.

Imagine uma sala de aula onde, além dos tradicionais temas acadêmicos, as crianças também são guiadas na exploração de suas próprias emoções e na prática da autorregulação. Essa abordagem não apenas nutre sua capacidade de aprendizado, mas também promove um bem-estar emocional crucial em sua jornada escolar.

Nas aulas semanais, as crianças aprendem a reconhecer e valorizar suas emoções. São incentivadas a expressar sentimentos, medos e alegrias de maneira aberta e saudável. O foco está na construção de habilidades de autorregulação, permitindo que os alunos lidem com situações desafiadoras de forma construtiva.

Por meio de  exercícios de concentração e respiração consciente, as crianças aprendem a acalmar suas mentes e a se conectar com o momento presente. Esses momentos de tranquilidade não apenas estabelecem um ambiente propício para o aprendizado, mas também equipam os alunos com ferramentas valiosas para enfrentar o estresse e a ansiedade.

À medida que o ano escolar avança, percebemos que os alunos incorporam essas práticas de autocuidado em suas vidas cotidianas. Eles se tornam mais conscientes de suas emoções e têm a capacidade de lidar com desafios de maneira construtiva. Além disso, a empatia e o respeito pelas emoções dos outros se tornam parte intrínseca de sua interação social.

O “See Learning” não se limita ao ambiente escolar; ele cria uma base sólida para o crescimento pessoal contínuo. Essa abordagem pedagógica singular prepara nossos alunos não apenas para o sucesso acadêmico, mas também para uma vida equilibrada e emocionalmente resiliente.

Turma do 3º ano EFAI, da unidade Boa Vista,  praticando a respiração consciente da borboleta, após o momento de parque.