Por professor Lélis Andrade 

Imagino que a arte e a escola, são irmãs. Irmãs que se amam, muito. E digo isso, pois o que constituí tal relação, fundamentalmente, é a educação. Uma educação, assim como bem pontuou Paulo Freire, para liberdade. Liberdade essa, não somente individual, porém, sempre, com o intuito coletivo. Coletivo, porque somente assim a vida pode ser vida, na vida. Então, afinal, para que serve a arte?  
A arte, serve para questionar todos os valores, éticos e morais, cristalizados, que não se transformam com a vida, que é movimento. Nesse sentido, não há na devida atividade humano citada, a arte, o interesse de somente replicar qualquer fenômeno que já foi apresentado no cotidiano. O que se busca fazendo arte, é “artear”, criticando todo sistema e estrutura de elementos que compõe o viver, em especial, aqueles que possa vir a impedir que o corpo manifeste qualquer desejo de ser e estar no mundo.

Não existe na arte o interesse de agradar. Todavia, não quer dizer que ela não possa vir a agradar. Agrada, sim, quando consegue naturalizar a pluralidade da existência, não somente humana, podendo essa ser acolhida de forma respeitada, seja no campo de estudo em que estiver sendo aplicada e pensada. Então, para que serve a arte? Ela serve para promover transformações culturais, por meio de uma democracia estética, conduzindo para o empoderamento de grupos sociais, principalmente aqueles que são subalternizados em nossa sociedade, diariamente.

 E tratando-se mais especificamente da linguagem artística que trabalho dentro da escola, o teatro, essa, pautada nas competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pode contribuir no diálogo com a educação na fomentação do desenvolvimento do pensamento crítico e criativo, repertório cultural, comunicação, argumentação, autoconhecimento e autocuidado, empatia e cooperação e responsabilidade e cidadania.  Assim, as(os) educandas(os) possam ter ferramentas para refletir o seu existir, não somente em relação ao meio que estiver inserida(o), mas também aqueles em que, indiretamente, não estiver, promovendo espaços para constituição de uma pluralidade das expressões da vida pelos corpos.

Em resumo, o teatro, linguagem da arte, serve para manifestar dentro da escola incomodo com aquilo que é tão cômodo, confortável, a somente alguns grupos sociais em detrimento a vida de outros, seja no sentido relacionado a qualquer tema que carece ser pensado na sociedade. É na escola, com a sua irmã, a arte, que com todo carácter político-pedagógico, será sempre elaborado e celebrado a pluralidade do viver. Porque, finalizando, a arte, respondendo à pergunta do título do texto, serve para que a vida, seja mais viva para ser vivida em toda sua potência.