Por: Professor Cícero Inácio
Já parou para pensar quanto tempo tem o tempo? Parece simples, mas a contagem das horas remonta a uma longa data. Há aproximadamente 20 mil anos, os caçadores já faziam a contagem do tempo por meio das fases da lua, mostrando, assim, a preocupação do ser humano em observar e contar as horas, mas como contavam? Como era feita essa contagem das horas, dos minutos e dos segundos?
Para essa resposta, podemos analisar historicamente o surgimento dos relógios. Os mais antigos eram os “relógios de sol”, usados em vários formatos. No entanto, ele só funcionava durante o dia, impossibilitando as pessoas de observarem as horas durante a noite. Em 500 a.c. foram utilizados os relógios de água e em meados do século VIII, foi criada a ampulheta e os antigos usavam, também, velas com riscos que simbolizavam a passagem do tempo.
Você sabia que algo semelhante ao primeiro despertador era um prego fincado em um desses riscos feitos na vela, bem no tempo que você precisaria acordar, então quando a cera derretesse, até aquele ponto, o prego caía em um pires fazendo a pessoa acordar com o barulho. Foi só em 850 d.c que começaram a ser pensados os relógios mecânicos baseados em engrenagens e pesos, a partir de estudos mais avançados no século XVIII, quando o primeiro relógio de bolso foi criado por Pedro Henlein, na Noruega.
Atualmente, a tecnologia tem ajudando bastante na construção dos relógios, perpassando pelos relógios de quartzo, que não são mecânicos, os relógios digitais e o mais preciso deles, o relógio atômico. Essa pequena viagem pela história dos relógios nos faz pensar o quão importante é a contagem das horas, pois, sem ela, você poderia se atrasar para o trabalho, perder uma viagem importante, entre outros grandes efeitos no dia a dia da população.
Pensando nessas perspectivas, levamos para a sala de aula esse mundo maravilhoso da História atrelada ao ensino da Matemática. Os alunos dos 8ºs anos produziram “relógios matemáticos”, utilizando-se de propriedades de potenciação e operações básicas matemáticas. Além de escolherem a qual país deixariam seus horários, trabalhando com fusos horários, denotando o caráter interdisciplinar da atividade. Além dos relógios de paredes, houve um grupo que se arriscou em realizar um relógio de sol, a fim de observar a história de perto e reviver o que nossos amigos da era antiga tiveram, como trabalho, para realizar tal feito.