Por: Professor Beto Cury

Na semana em que o Colégio Ser! promoveu a “Corrente do Bem – Todos contra o Bullying”, o componente curricular Arte desenvolveu o Coletivo em prol da conscientização do COMPANHEIRISMO, da SOLIDARIEDADE, do RESPEITO, da TOLERÂNCIA, da GENTILEZA e da GRATIDÃO.

Esse trabalho envolveu os alunos dos oitavos e dos nonos anos, em seis composições que integram contrastes e aproximam as figuras do fundo, numa alusão à integração, conexão e capacidade de aproximação dos nossos jovens comprometidos.

As seis imagens produzidas pelos alunos serão instaladas no espaço do Colégio, ou seja, serão fixadas de maneira que dialoguem umas com as outras e todas com os espectadores.

No nosso caso, as figuras foram desenhadas e depois recortadas em estêncil, para ganharem visibilidade através das tintas em spray sobre tecido.

Arte é vida e vida é arte, como disse Joseph Beuys, um dos precursores das instalações na arte contemporânea.

Essa referência faz sentido, na medida em que os trabalhos de Beuys usavam recursos anteriormente desprezados pela arte convencional, provocando os sentidos e os lugares da Arte.

Outra referência pertinente é a artista plástica brasileira Monica Nador, autora que trabalha no Jamac, Jardim Miriam Arte Clube, criado por ela na sua residência, trabalhando coletivamente com moradores do bairro paulistano, usando estêncil nos seus paineis coloridos, muitos deles espalhados pelos muros e praças da cidade.