Por: Rosa Barreiros

O PISA – Programa Internacional de Avaliação de Alunos (em inglês:  Programme for International Student Assessment) é um estudo comparativo internacional, realizado a cada dois anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE – em francês: Organisation de coopération et de développement économiques), e mensura habilidades dos jovens de 15 anos de idade em usar a leitura, a matemática e a ciência para enfrentar os desafios da vida real.

Os dados obtidos visam à melhoria de políticas e resultados educacionais, em âmbito governamental. Líderes precisam de dados assertivos, em comparação global, para que possam implementar estratégias que, de fato, preparem estudantes para a vida e para o trabalho.

O PISA-S – PISA para Escolas (em inglês: PISA for Schools) foi aplicado, no Brasil, pela primeira vez, em 2018, pela Fundação Lemann, que chamou as escolas que se destacaram no ENEM e Prova Brasil, para testarem este novo modelo, abrindo as portas para que outras instituições pudessem fazê-lo.

Em 2019, a Fundação Cesgranrio passa a ser a única instituição credenciada pela OCDE para a aplicação do PISA-S.

Foi através dela que o Colégio SER! se conectou à aplicação desta avaliação voluntária, para que pudesse levantar as habilidades e reconhecer aspectos do desenvolvimento socioemocional dos estudantes, além do clima de aprendizagem na escola.

Aplicada em junho de 2023, os dados apresentados à escola, em dezembro do mesmo ano, chegaram em forma de relatório, onde se visualizam gráficos que revelam os níveis de proficiência nas diversas escalas medidas e a possibilidade de comparação com o desempenho no PISA global, portanto, com outros países membros da OCDE.

A decisão de realizar o PISA-S, no Colégio Ser! veio porque a equipe gestora viu potencialidades em aplicar uma avaliação de caráter internacional e comparativo, promover tomada de decisões baseada em evidências, ampliar a melhoria da qualidade de ensino, ter compreensão das competências essenciais, estimular a inovação educacional, a colaboração entre instituições e a preparação para o futuro.

Além disso, o PISA-S trouxe contribuições relevantes, uma vez analisadas suas concepções em leitura, matemática e ciência.

Na competência leitora, avalia-se a capacidade que o aluno tem de localizar uma informação, compreender, refletir e avaliá-la. Em Matemática, observam-se habilidades em formular, empregar e interpretar soluções, resultados, conclusões e interpretações. Já em Ciências, o aluno consegue mostrar se está apto a explicar fenômenos cientificamente, construir e avaliar projetos para investigação científica, além de pesquisar e avaliar informações.

O exame se caracteriza por trazer uma unidade avaliativa, cujo tema pode se referir ao jovem, sua família e a grupos de pares (saúde, vacinação), à comunidade local (controle de doenças, fornecimento de energia, inteligência artificial) ou nacional ou à vida em todo o mundo (pandemias, energias renováveis, origem e estrutura do universo) entre tantos outros. As respostas aos itens podem ser de múltipla escolha simples, complexa ou, também, por respostas construídas.

Devido à importância que o PISA-S adquiriu, a partir de resultados obtidos, no Colégio Ser!, é que se formou um Grupo de Trabalho, chamado de GT PISA. Este GT, constituído de docentes de vários segmentos e áreas, tem por objetivo ampliar a qualidade da aprendizagem dos alunos, dando espaço e vazão às ações mobilizadas desde então. São elas: apresentação do Relatório PISA-S à equipe gestora e docentes, criação de um modelo de avaliação, no Colégio, que esteja pautado nas habilidades descritas por este modelo de exame e a constituição de um projeto integrador para estimular o desenvolvimento das competências estabelecidas na matriz curricular PISA, nos domínios de Ciência, Leitura e Matemática, além da integração com o referencial pedagógico estipulado pelo material Poliedro/BNCC, além de uma abordagem interdisciplinar da temática Sustentabilidade e Tecnologia.

Foi, também, a partir destes resultados que se ampliou o programa “Tardes Literárias” que acontece, semanalmente, nos espaços das bibliotecas das unidades Campolim e Boa Vista, foi lançado o Concurso de Redação em 2023, além de que pôde-se trazer uma olhar detido para as grades de correções de redações, no ensino fundamental, com vistas ao exercício mais reflexivo da escrita das crianças e jovens.

Na educação contemporânea, mais do que nunca, é preciso compreender os fenômenos de aprendizagem, auxiliados pelas ciências cognitivas, e apoiados por órgãos sérios e competentes em análises, para que possamos avançar e oferecer, de fato, uma educação que vê a conexão com a natureza aliada à criatividade e imaginação uma possibilidade de dar respostas às mudanças, até então provocadas ou promovidas.