Por: Sílvia R. S. Belloti e Maria Laura Radicce – Professoras de Língua Portuguesa e Artes nos Anos Finais
No primeiro semestre, desenvolvemos uma sequência de atividades didáticas, envolvendo os gêneros charge e cartum com fins a trabalhar as habilidades linguísticas de compreensão textual, produção de texto, práticas de oralidade e artísticas, entendendo que a exploração didática adequada desses gêneros abre possibilidades inovadoras para desenvolver, no aluno, a competência leitora, artística e a criticidade. Nessa perspectiva, optamos por explorar o potencial oferecido pelos gêneros citados, veiculados em diferentes tipos de mídia eletrônica, jornais e revistas, com o intuito de mostrar como os textos que circulam socialmente são capazes de formar opinião e influenciar decisões importantes na vida de cada cidadão.
Somamos a isso o fato de esse gênero discursivo ter sua materialização efetivada, a partir de um amplo contingente de elementos visuais e estratégias textual-discursivas, o que pode facultar a promoção de práticas de leitura na perspectiva do letramento.
Considerando que esses gêneros associam a linguagem verbal e não verbal simultaneamente, tornou-se necessário criar estratégias de leitura que fossem eficientes para conseguir construir os sentidos e entender os recursos presentes neles, por exemplo, o humor, a ironia, a intertextualidade. A compreensão dos gêneros de texto charge e cartum é um desafio entre os alunos, visto que necessitam de auxílio
para ler e compreender a mensagem implícita nos textos, já que nem todos têm, ativado, o conhecimento prévio necessário e adequado para essa situação de leitura que, em grande parte, pode ser conquistado através da informação, conhecimento de atualidades, do acompanhamento de notícias veiculadas nos jornais impressos, revistas, televisão e internet, ou seja, exigem-se estratégias de leitura mais refinada.
Inúmeras foram as dinâmicas propiciadas nas aulas de Produção Textual e Arte, permitindo que os alunos desenvolvessem habilidades de leitura, tornando-os capazes de compreendê-los e interpretá-los com proficiência. Entre elas, a abordagem da definição do gênero charge e cartum, bem como das suas
características constitutivas, a saber, propósito comunicativo, conteúdo temático, estrutura composicional (elementos discursivos presentes na sua estrutura e seu papel na produção de efeitos de sentido) e estilo verbal. Entre as atividades, constavam também estratégias de produção embasadas por planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a
colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções textuais e artísticas realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e refazendo imagens, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando. Segundo o site da Nova Escola, “definido o que você vai ensinar e o que quer que a turma aprenda, é hora de pensar nas estratégias que vai usar para chegar aos resultados. Vale detalhar esse “como fazer” nas atividades da sequência, que nada mais são que orientações didáticas. O melhor, nesse momento, é analisar cada um dos conteúdos que se propôs a trabalhar, relembrar seus objetivos e ir desdobrando-os em ações concretas.”
Dado o exposto, os resultados finais obtidos foram produções dos gêneros textuais acima elencados, cobrindo diversas temáticas da sociedade.
O senso crítico dos alunos e a interpretação social foram importantes para a culminância do trabalho, afinal, segundo Fayga Ostrower “a natureza criativa do homem se elabora no contexto cultural. Todo o indivíduo se desenvolve em uma realidade social e cujas necessidades e valorações culturais se moldam os próprios valores de vida. No indivíduo confrontam-se, por assim dizer, dois polos de uma mesma relação: a sua criatividade que representa a potencialidade de um ser único, e sua criação que será a realização dessas potencialidades já dentro de um quadro de determinada cultura.”
Charges e Cartoons dos alunos.