Por: Professor José Eduardo Xavier – Professor de Física do Ensino Médio

Os alunos das segundas séries do Ensino Médio estudaram e desenvolveram atividades a partir de um projeto com circuito elétrico, identificando, primeiramente, este conceito e, posteriormente, na sala maker do Colégio, colocaram em prática a construção de maquetes.

Essa prática consistiu na montagem do circuito elétrico, ligando lâmpadas com associações em série e em paralelo, resultando em uma associação mista.

O projeto considera uma das habilidades da BNCC, que se refere a “construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpada ou outros dispositivos e compará-los a circuitos elétricos residenciais”. Desta forma, faz-se valer a ideia de que o que se aprende pode ser aplicado na vida real, já que os alunos reconhecem a constituição das ligações elétricas, por exemplo, de uma residência, ou outros ambientes sugeridos em suas maquetes.

Apesar dos circuitos apresentarem montagens simples, constatamos que o ato de trazer a prática ao cotidiano do estudo evidenciou que os abstratos vistos nos circuitos, anteriormente desenhados em lousa, para mera resolução de exercícios, podem ser palpáveis e reais. Assim, como esses alunos irão revisar, no 3º EM, esse conteúdo, terão maior clareza e significado em seu preparo para as provas de vestibular.

Trabalho de física dos alunos do Ensino Médio.

É importante ressaltar que o ato de realizar um trabalho manual também faz com que os alunos tenham contato com ferramentas como chave de fenda, alicates entre outros, o que, para muitos, constitui novidade. Essa prática torna-se cada vez mais necessária, se considerarmos o aperfeiçoamento da coordenação motora fina.

Trabalho de física dos alunos do Ensino Médio.

Confira mais fotos dos trabalhos dos alunos.