Não sei, só Ser! que foi assim! A festa Junina com sabor de Cordel encantou O Colégio Ser!
Hoje temos uma história encantadora para compartilhar com vocês. As duas unidades do nosso Colégio se transformou em um verdadeiro cenário de cultura nordestina e de cordel, produzido pelos nossos alunos do 4ᵒˢ anos. A festa junina “Não sei, só Ser! que foi assim!” nos...
2 min ler
MULHERES NEGRAS: VOZES, TRAJETÓRIAS E LUTAS
Por: Bruna Costa No início de 2023, a Biblioteca Machado de Assis – Colégio Ser, Unidade Campolim, apresentou a mostra “Mulheres Negras: Vozes, Trajetórias e Lutas”. A exposição contou com uma série de retratos pintados à mão dos alunos do Ensino Médio/2022, orientados pela Professora...
3 min ler
Explorando as diferentes formas de Educação em um Modelo Internacional. Conheça aqui:
Por: Thais Botti/Bruna Costa. Segundo o Ministério de Educação e Cultura (MEC), houve aumento de 64% na procura por escolas que oferecem uma segunda língua, dentro da sua metodologia. Neste contexto, cada vez mais se faz necessário empregar um programa sólido de formação em segunda...
2 min ler
“Ressignificando Sentimentos, Percepções e Olhares“
Por: Rosa Barreiros e colaboração de Bruna Costa. Samuel da Silva Junior, natural da cidade de Sorocaba, interior do estado de São Paulo, integra o ramo da metalurgia a partir de seu ofício como empresário e serralheiro desde a década de 1980. Por meio de...
4 min ler
Ciências Aplicadas – CIRCUITO ELÉTRICO
Por: Professor José Eduardo Xavier – Professor de Física do Ensino Médio Os alunos das segundas séries do Ensino Médio estudaram e desenvolveram atividades a partir de um projeto com circuito elétrico, identificando, primeiramente, este conceito e, posteriormente, na sala maker do Colégio, colocaram em...
2 min ler
Os gêneros Charge e Cartum: uma proposta de sequências didáticas
Por: Sílvia R. S. Belloti e Maria Laura Radicce – Professoras de Língua Portuguesa e Artes nos Anos Finais No primeiro semestre, desenvolvemos uma sequência de atividades didáticas, envolvendo os gêneros charge e cartum com fins a trabalhar as habilidades linguísticas de compreensão textual, produção...
3 min ler
Trabalhando com alunos as culturas indígenas
Por: Influenser! A Unesco declarou o ano de 2022 como o primeiro ano da “Dècada Internacional das Línguas Indígenas“. A iniciativa quer, assim, valorizar um patrimônio linguístico cultural mundial”. O Brasil está entre os dez países mais multilíngues do mundo, tendo a maior população monolíngue...
2 min ler
As Metodologias Ativas e a Gramática
Por: Reginaldo Monteiro – Professor de Gramática E F Anos Finais Segundo Bacich & Moran (2018), metodologias são grandes diretrizes que orientam os processos de ensino e aprendizagem e que se concretizam em estratégias, abordagens e técnicas concretas, específicas e diferenciadas.Metodologias ativas são estratégias de...
5 min ler
O espetáculo começa antes da apresentação
Por: Lélis Andrade – Professor de Teatro Segundo a linguista Cecilia Almeida Salles, a apresentação de um espetáculo não se inicia no ato da sua encenação, mas sim no primeiro encontro de trabalho do grupo. No caso da eletiva de teatro, no primeiro dia de...
3 min ler