Neste mês, celebramos uma conquista inédita tanto para o Colégio Ser! quanto para a cidade de Sorocaba. O aluno do 9º ano do Ser! Campolim, Henrique Brandl Campos, ganhou o vice Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar na categoria sub-15.

Na competição, que reuniu 591 atletas de diversos estados do país, Henrique enfrentou adversários de alto nível, inclusive mestres, e conseguiu vencer um deles. Terminou em 2° lugar com 5 vitórias e apenas 1 derrota. “Foram dias bem cansativos, com partidas longas, e eu sempre acho que joguei mal. No final, fiquei bem feliz com o meu primeiro título brasileiro”, citou. O torneio foi realizado em Caxambu (MG) entre os dias 19 e 21 de setembro de 2025.

Disciplina e evolução

Henrique aprendeu as regras do xadrez com a mãe aos 5 anos, mas só voltou a praticar durante a pandemia, jogando online e assistindo vídeos. Em 2024 entrou na turma de iniciação do Colégio Ser! e logo mostrou que tinha nível para a seletiva, passando a treinar com os representantes do colégio nos Jogos Escolares de Sorocaba e Jogos Escolares do Estado de São Paulo.

“Uma das principais qualidades dele é a disciplina. Desde o primeiro momento no treinamento, ele começou a estudar, intensificar o treino tático e estratégico, além de frequentar o Xadrez Clube Sorocaba e participar de todos os torneios que conseguia”, comenta Leandro Formes de Arruda, professor da Eletiva de Xadrez e Mestre Nacional de Xadrez.

Competição do JEESP 2025

Ainda em 2024, Henrique participou de vários torneios, incluindo a seletiva juvenil, JEESP e JES, e conquistou pela primeira vez o título individual do JES e a vaga para a final estadual em Águas de Lindóia. No mesmo ano, integrou a equipe absoluta de Sorocaba nos Jogos Abertos, ficando em 3° lugar. Já em 2025, voltou a se classificar para a final estadual do JEESP, foi novamente campeão individual do JES e ajudou a equipe juvenil de Sorocaba a alcançar o 3° lugar nos Jogos Abertos da Juventude.

“Como professor é muito gratificante ver a evolução dele no tabuleiro e também fora dele. A conquista é muito importante, mas acompanhar todo o amadurecimento e desenvolvimento nesse período é algo que nos enche de orgulho e também evidencia o trabalho do esporte no Colégio Ser!. Temos um Vice-Campeão Brasileiro!”, comemora Leandro.

Para Henrique, a expressão “a prática leva à perfeição” é uma verdade. “Acho que o segredo é gostar bastante e praticar sempre. Minha meta é melhorar cada vez mais”.

Benefícios do Xadrez

Segundo o professor Leandro, a prática do xadrez oferece benefícios em diferentes áreas: cognitivo, acadêmicas, socioemocionais, neurológicas e psicológicas.O xadrez desenvolve a memória, aumenta a concentração e estimula o pensamento crítico e estratégico. Também ensina a tomar decisões sob pressão, promove autonomia e responsabilidade, além da paciência e disciplina. No lado social, fortalece o respeito e a interação entre pessoas e também o controle emocional, pois ajuda a lidar com vitórias e derrotas”, cita.

O aluno comenta que desde o ano passado percebeu uma diferença em suas notas escolares. “Desde que comecei a jogar xadrez minhas notas melhoraram significativamente. Acho que o xadrez me trouxe mais foco”, relata.

Projeto Ser!+

A modalidade é uma das mais de 40 oferecidas no Ser!+, um projeto pioneiro, gratuito e inclusivo, que tem a missão de ampliar o repertório dos estudantes para além da sala de aula. Organizado em três grandes eixos — Vivências, Idiomas e Olímpico — o projeto tem como foco o desenvolvimento integral dos nossos alunos, fortalecendo aspectos motores, cognitivos, artísticos, acadêmicos e linguísticos. Abrange o Infantil, o Ensino Fundamental, o Ensino Médio e o Pré-vestibular. Conheça mais sobre o projeto em: https://colegioser.com.br/ser-mais-26/