Hoje, dia 05 de junho, comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma data que nos faz refletir sobre a importância de preservar os recursos naturais.

Aqui no Colégio Ser!, nós zelamos pela formação de uma sociedade mais justa e com responsabilidade diante do planeta e do próximo, atuando diariamente com nossos alunos com o olhar sempre atento ao meio ambiente! 

Como escola associada à Unesco, comprometemo-nos a contribuir para a missão de construir a paz no mundo, portanto, temos multo orgulho em refletir sobre essa importante data!

Em meio a diversas ações realizadas dia a dia por todos os nossos alunos, destacamos as atividades da Eletiva Ciência para o Futuro, em que os alunos participantes estão trabalhando ao longo desta semana, entre os dias 03 e 07 de junho, uma das questões ambientais mais preocupantes da atualidade, as mudanças climáticas.

“Embora muitos já saibam as principais causas dessas mudanças no clima, para as crianças é difícil visualizar, na prática, como essas alterações ocorrem. Um dos problemas mais comum é o desmatamento das grandes florestas, as quais auxiliam na regulação da temperatura e umidade de diversas partes do planeta. No entanto, não devemos pensar apenas no impacto em grandes florestas, mas em qualquer área verde que esteja nos proporcionando alguns dos serviços ecossistêmicos, como é o exemplo da regulação da temperatura e umidade. Parques naturais em centros urbanos nos proporcionam muitos benefícios. Além do bem estar humano em frequentar essas áreas, os parques urbanos são extremamente importantes para a manutenção da temperatura e umidade nas cidades. Pensando na compreensão dessa dinâmica que as florestas nos trazem, iremos realizar um estudo de campo nas dependências da escola. Com o auxílio de um higrômetro, os alunos irão observar e anotar os dados de temperatura e umidade em diferentes pontos da unidade escolar. O objetivo da pesquisa é comparar ambientes com e sem vegetação no interior da escola e como essas áreas verdes contribuem para a regulação da temperatura e umidade local”, explica Suelen Rodrigues, bióloga e professora da Eletiva Ciências para o Futuro.