Por professor Lucas Torres
Vocês sabem o que é comemorado hoje, dia 06/05?
O dia Nacional da Matemática, e em comemoração a essa data, compartilhamos com vocês a atividade abaixo:
Entre os dias 29 de abril e 03 de maio, os alunos dos 7ᵒˢ anos da unidade Campolim, participaram da atividade sociopedagogica “Café com Álgebra”, realizada pelo Professor de Matemática Lucas Torres.
A atividade consiste na organização de um café, totalmente organizado pelos estudantes, para fomentar um bate papo entre a turma e o professor, a fim de provocar a socialização entre os pares, marcar a finalização dos conteúdos estudados no 1° trimestre em álgebra, refletir e realizar uma autoavaliação, tanto os alunos, quanto o professor, em busca de pontos positivos e pontos que podem ser melhorados para a continuidade do processo de ensino/aprendizagem do próximo trimestre.
Além de realizar uma breve introdução ao novo conteúdo, que na ocasião, aconteceu por meio da indicação de leitura do conto “Os 35 camelos”, de Malba Tahan (o brasileiro Júlio César de Mello e Souza), em sua obra O Homem que Calculava, e ouvir, dos discentes, como foram os estudos de álgebra durante o trimestre que se encerrou neste dia 30.
Sobre a indicação de leitura de “Os 35 Camelos”, conta-se a história de um sheik árabe, Abdul, que lega seus 35 camelos a seus três filhos em proporções específicas: metade para o mais velho, um terço para o do meio e um nono para o mais novo. Os irmãos enfrentam dificuldades em dividir os camelos de forma justa, até que um sábio algebrista aparece e oferece uma solução criativa baseada nos conceitos de cálculos algébricos. A história ensina sobre a importância da sabedoria e da resolução de problemas a partir de conhecimentos matemáticos, por isso este foi o texto escolhido para a introdução às Expressões Algébricas, que estudaremos durante o 2° trimestre.
Referente à autoavaliação, ela pode aumentar a autoestima e a motivação, pois refletimos sobre aquilo que já vivenciamos e tomamos consciência de todo nosso potencial, além de estimular o aprendizado constante e proporcionar uma visão mais ampla e clara de nosso papel enquanto estudante/professor, em busca de estabelecer e alcançar as metas e os objetivos de vida.
Cabe ressaltar o desenvolvimento da autonomia, do trabalho em grupo, da empatia e colaboração dos estudantes ao participarem da atividade pedagógica proposta e organizarem o lanche coletivo, compartilhado entre os alunos, o professor e a equipe de apoio pedagógico, que foram lembrados pelos estudantes e convidados a participarem deste momento de socialização e aprendizado.