Por: Rosa Barreiros – Coordenadora Educacional do Colégio Ser!
A coordenação educacional do Colégio Ser! tem, entre outras estratégias, a formação da equipe docente e a promoção de conteúdos e ideias relevantes, para nossa comunidade, considerando o que há de moderno e respaldado cientificamente, a fim de que mantenhamos atualizado nosso pensar.
Por isso, no início do ano letivo de 2021, trouxemos importantes falas sobre a educação moderna de crianças e jovens.
No dia 27 de janeiro, falou à nossa comunidade o diretor superintendente de ensino do Instituto Israelita Albert Einstein, Felipe Spinelli.
Em sua fala, intitulada “O jovem universitário e uma carreira de excelência”, Spinelli trouxe um pouco do que, hoje, se exige do jovem que ingressa numa graduação que tem, por premissa, a excelência.
Com orgulho, Felipe destacou que, justamente neste ano, formar-se-á a primeira turma do curso Medicina do Einstein, uma instituição judaica, que prima pela educação, ensino, pesquisa e responsabilidade social. Seus profissionais precisam ser muito capacitados e têm por foco metodologias ativas que trazem à prática a aprendizagem.
Por trazer entre seus cursos as profissões chamadas do “cuidar”, como Enfermagem e Medicina, a prática é seu ponto forte. Segundo Spinelli, uma carreira que satisfaz pressupõe, para a graduação Einstein, educar na saúde. Para isso, ingressar, hoje, num curso da Instituição exigirá do candidato, após a primeira fase, tradicional, a passagem por 8 (oito) mini entrevistas, as chamadas MME’s (Múltiplas Mini Entrevistas), que procuram perceber, através dos dados, como se comportam os candidatos, nas mais diversas situações éticas, morais, de trabalho, relacionamentos, entre outras habilidades, as chamadas soft skills.
Segundo o diretor, o candidato é chamado a buscar o que gosta, reconhecendo que terá muito trabalho, através de metodologias, que podem impulsioná-lo a perceber isso, como a resolução de problemas, o pensamento crítico e a criatividade.
Para isso, o currículo Einstein exigirá de seus futuros profissionais o encontro com os eixos temáticos, conteúdos integrados, estágios e o TBL (Team Based Learning).
Desta forma, ao final de sua fala, a comunidade pôde perceber que instituições de ensino como o Einstein, entre outras, já desenharam novas formas de seleção de seus candidatos, pautadas em novas habilidades exigidas no século XXI, que incluem, em especial, habilidades emocionais, para uma convivência centrada no desenvolvimento humano.