Por: Edna de Oliveira – Coordenadora da Educação Infantil

A escola para as crianças pequenas deve ser o lugar dos começos.

O desenvolvimento dos pequenos se dá ao longo de suas experiências com tudo ao seu redor. A forma como ela compreende e identifica o processo de tudo é brincando, que permite o amadurecimento de seus movimentos.

Antes de chegarmos à intenção da escrita, e, posteriormente, à leitura, cognitivamente, muita coisa precisa acontecer.

É um processo lindo, mas precisamos ir com calma!

Pegar no lápis não é uma tarefa tão simples, a criança precisa desenvolver algumas habilidades que lhe possibilitarão conquistar a coordenação motora fina, que proporcionará a preensão adequada do lápis, o equilíbrio, que sustentará a postura correta para se manter sentada e um bom desempenho da coordenação viso motora e da manutenção da atenção e da concentração.

Parece complexo, no entanto, ela conquista isso tudo sozinha, se lhe permitirem o brincar.

São as experiências sensoriais e motoras que a auxiliarão no bom desempenho cognitivo e facilitarão o processo de aprendizagem.

Incentivamos a coordenação motora, quando brincamos de:

               Amassar massinha;

               Esborrifar água;

               Desenhar com giz no chão, na lousa, no papel;

               Colar papel picado;

               Fantoches;

               Manusear pregadores;

               Montar quebra-cabeça;

               Pintar com os dedos, pincéis, cotonetes, gravetos, folhas;

               Cortar, rasgar, colar,

               Areia,

               Jogar e pegar a bola,

               Sentir diferentes texturas…

Não faça pela criança, faça com a criança! Uma criança que brinca, desenvolve-se. Para a criança só vale a pena se tiver significado.

As experiências do brincar preparam a criança para a vida adulta.