Por: Patrícia Bacos – Setor de Psicologia Colégio Ser!
Imagine que você trabalhou o dia inteiro digitando um trabalho detalhado e importante. Ao fechar aparece a tela: Você quer salvar este arquivo? E, por algum motivo você acaba escolhendo NÃO SALVAR.
Estranho imaginar essa situação, mas é isso que fazemos quando não temos um sono adequado!
Dentre uma série de funções do sono, selecionar memórias e fixar aprendizados é uma tarefa bastante importante que fica comprometida com qualidade e tempo inadequados desse descanso noturno.
No mês de março comemorou-se o Dia Mundial do Sono e a Semana Brasileira do Sono. Por este motivo, estive na Câmara Municipal representando o Colégio Ser!, na audiência pública promovida pelo Dr Hélio Brasileiro, para discutir o Impacto dos Distúrbios do Sono na Escola.
As funções principais do sono baseiam-se na manutenção da saúde, e estão ligadas à conservação de energia, crescimento e restauração, regulação do sistema imunológico e temperatura, além de estabelecer a memorização e aprendizagem como já citados.
Então, o que seriam distúrbios do sono?
Quem dorme bem, acorda descansado e não tem sono excessivo durante o dia. Sendo assim, tudo que impeça essa condição esperada pode estar sendo afetado por algum distúrbio. Insônia, distúrbios respiratórios, hipersonia, distúrbios de ritmo, parassonia, movimentos noturnos, entre outros fatores podem ser os impeditivos para um sono ideal.
Na escola, as questões ligadas aos distúrbios do sono constituem um problema na aprendizagem e socialização dos alunos. Irritabilidade, déficits na concentração, memória, sono diurno, distúrbios do humor, baixa da imunidade e outras tantas questões de saúde são diretamente afetadas por problemas decorrentes da ausência de um sono adequado e reparador.
Os desafios se tornam ainda maiores se consideradas as demandas contemporâneas em relação à dificuldade de moderar o uso dos celulares e jogos eletrônicos, e outros tantos concorrentes para uma noite de descanso apropriada.
Neste período de pandemia, os cuidados com o sono devem ser redobrados. Primeiramente, porque ao mudar a rotina, podemos perder as referências principais para manter os horários adequados para dormir. Outro risco é o uso demasiado das telas (especialmente agora, que acabam sendo um grande aliado dos estudos, trabalho e comunicação) dificultando a indução do sono. A ansiedade gerada por este momento estressante também pode ser um grande inimigo deste pilar da saúde humana.
A recomendação de especialistas é que possamos, apesar da mudança brusca na rotina, manter, na medida do possível, os 4 pilares da saúde: sono adequado, alimentação saudável e equilibrada, atividade física (Movimente-se! Mesmo que seja dançar na sala da sua casa) e interação com outras pessoas (As que estão no seu convívio ou virtualmente para aquelas que estão distantes).
Resumindo: Quer aprender? Quer crescer? Quer ter boa saúde física e mental?
Sim? Então durma bem!
Precisamos cuidar da saúde, privilegiando a qualidade e o tempo adequado de sono diariamente, para uma vida mais saudável e feliz!
Para mais informações, consulte:
https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/desenvolvimento/higiene-do-sono/