Brilhantismo é a palavra que define a primeira edição do Projeto Ser!TEC, que com certeza veio para ficar. O projeto tem como objetivo valorizar nossos professores que inovam com iniciativas no bom uso das Tecnologias Educacionais em sala de aula.
O Colégio Ser! é uma Instituição em constante busca pela qualidade do ensino e um agente de transformação social e pessoal, e ao longo do primeiro semestre trouxe essa proposta aos professores para que eles se envolvessem e elaborassem projetos especiais. Um incentivo interno que trouxe muitos pontos positivos!
No dia 02 de setembro, foi o momento dos participantes apresentarem aos colaboradores e direção do colégio os seus projetos. Um dia muito especial, que além da apresentação e premiação, contou ainda com uma palestra muito especial sobre Inteligência Artificial na Educação, ministrada pela Profª Mariana Reis, doutora em Linguística, e exposição de stands com equipamentos tecnológicos.
Parabéns a todos os professores que participaram e vestiram, literalmente, a camisa do Ser!TEC, em especial aos professores vencedores dessa edição: Poliana Gomieiro (EFAI), Reginaldo Monteiro (EFAF), Tathiany Silva de Oliveira (EFAF) e Cíntia Cristina Farias de Assunção (EFAF), que foram merecidamente premiados pelo Colégio Ser!.
Confira abaixo alguns momentos deste dia especial e o depoimento de alguns dos vencedores!
“Com grande entusiasmo, integrei-me ao projeto Ser!TEC unindo metodologias ativas à tecnologia para personalizar o ensino. Essa abordagem coloca os alunos no centro de seu aprendizado, fazendo com que eles se tornem protagonistas de seu desenvolvimento acadêmico. Eles exploram, questionam, colaboram e aplicam conhecimentos de maneira prática, preparando-se para um mundo em constante evolução. Essa jornada empolgante capacita nossos alunos e os prepara para um futuro cheio de oportunidades”. (Poliana Gomieiro – Professora de Matemática do EFAF – Ensino Fundamental Anos Iniciais)
Clique aqui para assistir o vídeo da Professora Poliana.
“Ao longo do primeiro semestre, nós desenvolvemos em parceria o projeto ‘Variantes linguísticas: o que pode esta língua?’, com os alunos dos sétimos anos das unidades Campolim e Boa Vista. O objetivo era fazer com eles investigassem essas variações em seu contexto social através do uso de recursos tecnológicos. Enfatizamos que não existe certo ou errado nessa multiplicidade, mas sim diferentes maneiras de se comunicar uma mesma mensagem, seja de maneira formal ou coloquial. Para o desenvolvimento do projeto, aplicamos uma série de atividades e etapas, gerando interesse e participação do grupo, proporcionando o uso significativo das ferramentas digitais, o trabalho mão na massa, um ensino de forma criativa e adaptativo e uma aprendizagem personalizada, pensada para o século XXI”. (Tathiany Oliveira e Reginaldo Monteiro – Professores do EFAF – Ensino Fundamental Anos Finais).
“Participar do Ser!TEC! caracterizou-se como uma jornada de valorização das diferentes formas de aprendizado dos estudantes por meio da tecnologia. Com dois criativos produtos finais, representei os alunos com o InteraTec! Por meio das ferramentas Google e metodologias ativas, registramos no Google Sites: Podcast, Stop Motion, Jogos no Google Forms, entre outras criações realizadas pelos estudantes. Além disso, para facilitar os estudos por meio de textos, os estudantes criaram o ‘Resumos do Cão’, um app que os ajuda a desenvolver e ler resumos de forma divertida e interativa. Todos criam, compartilham e curtem suas criações no app idealizado e realizado por eles. Em um mundo conectado, promover e mediar atividades que contemplem ao mesmo tempo as metodologias ativas e a tecnologia, já não é inovação, mas, parte essencial de nossa realidade. Agradeço ao colégio por possibilitar tais práticas”. (Cíntia Assunção – Professora do EFAF – Ensino Fundamental Anos Finais)
Confira as fotos.