É com grande satisfação que insiro, logo abaixo, alguns textos de autoria de alguns alunos de 6ºs a 9ºs anos do Ensino Fundamental do nosso colégio, produzidos nas aulas de Oficina de Escrita.
Essas inúmeras narrativas nos brindam com diversos personagens, conflitos, emoções e enredos, formando um grande retrato que revela a potência criadora do imaginário adolescente. Ao passo que o leitor passeia por esse vasto mundo e suas histórias através da leitura dos mesmos, pode também vislumbrar as ferramentas que vêm sendo construídas ao longo da escolaridade por nossos alunos.
Assim, embora escrever continue a ser uma tarefa árdua, hoje há mais conhecimentos e recursos didáticos disponíveis, e os alunos têm se beneficiado deles. Tenho notado que escrever transformou-se em um desafio que, independente da série, estão dispostos a enfrentar.
Foi e está sendo inspirador passear entre as memórias vividas ou inventadas pelos adolescentes. Observar como estão atentos às escolhas que faz um escritor: busca de palavras para tornar o texto mais engraçado, misterioso, enigmático ou mais comovente, frases encaixadas para criar suspense ou empatia, a evidente preocupação com a cumplicidade do leitor.
Por: Professora Sílvia Renata Sanches Belloti