Por Ana Carolina de Souza
Nascida no Paquistão, em 1997, Malala Yousafzai é considerada um dos maiores símbolos de luta pela educação e pelos direitos das meninas no mundo. Mesmo perseguida, a jovem não se calou e nem desistiu de sua luta pelo direito da educação. De acordo com um relatório da ONU, menos da metade das meninas no Paquistão frequentam a escola. Apresentar a história de Malala e a cultura de sua região é essencial para discutirmos as ações implementadas pela UNESCO. O Programa Mundial de Educação da UNESCO, orienta que a educação deve promover valores como a paz, a não discriminação, a igualdade, a justiça, a não violência, a tolerância e o respeito pela dignidade humana.
A partir do livro “Malala, a menina que queria ir à escola”, os alunos do 5º ano, sob orientação da professora Ana Carolina Souza, fizeram pesquisas e reflexões através de rodas de conversas e vídeos acerca do tema abordado.
Durante a execução do projeto, através de pesquisas e leituras compartilhadas realizadas em sala, os alunos puderam refletir sobre as diferenças culturais e os ideais comuns entre o Brasil e o Paquistão. Uma vez que eles já possuem a oportunidade e liberdade para transformarem suas vidas, bem diferente da realidade do país de Malala, tanto aqui quanto lá, a busca por direitos e liberdade é um valor compartilhado.
Como resultado da leitura e pesquisa, foi realizada a uma releitura criativa do livro, criando novos títulos, capas e ilustrações, além de desenvolverem textos sobre os principais temas de cada capítulo. Uma experiência envolvente e diversificada, onde eles puderam trabalhar o pensamento crítico e a consciência global, além de incentivar as múltiplas inteligências, vivenciando o processo de contextualização, reflexão e ação.
Nós, do Colégio Ser!, acreditamos que a cidadania global surge como um chamado para a solidariedade, cooperação e a ação conjunta, transcendendo fronteiras nacionais, internacionais e culturais. A escola desempenha um papel essencial neste processo por meio dessas pequenas ações, cumprindo seu papel político e social de conscientizar e mobilizar os alunos para irem além da sala de aula, fazendo com que acreditem que a educação e a paz transformam o mundo.
“Uma criança, um professor, um livro, uma caneta pode mudar o mundo.” – (Malala Yousafzai)
Malala Yousafzai: símbolo de luta pela educação e pelos direitos das meninas