Transformar ingredientes em aprendizado: foi assim que os alunos da Eletiva de Gastronomia, do 6º ao 9º ano e do Itinerário do Ensino Médio, encararam o desafio desta semana. Em apenas dois dias, 52 estudantes prepararam 25 bolos, que serão servidos no Exame de Bolsas realizado amanhã (30) nas unidades Ser! Campolim e Ser! Boa Vista.

A voz dos alunos

Para muitos, essa foi a maior produção já feita. Felipe Strombeck, aluno do 2º ano, conta: “Muita coisa que eu aprendo aqui acabo aplicando em casa, então é muito legal ter essa experiência. Já aprendi várias coisas aqui e realmente essa quantidade de bolos foi muito legal de produzir.”

Já Maria Eduarda Ribeiro Cardoso, do 6º ano, lembrou do costume de cozinhar com a avó, mas ressaltou que nunca havia produzido em tanta quantidade: “Foi muito legal, principalmente por saber que muitas pessoas irão provar o que fizemos.”

Mais que receitas 

De acordo com o professor e chef Erick Gleiser, a experiência vai muito além da cozinha: “Trabalhar na cozinha é, acima de tudo, desenvolver trabalho em equipe, cooperação, foco e outras habilidades que são essenciais para o desenvolvimento.”

A coordenadora das Eletivas, Silmara Ferraz, reforça esse olhar: “A Gastronomia e Cultura é um programa que proporciona experiências práticas e verdadeiramente significativas. Por meio do preparo dos bolos para o Exame de Bolsas, os estudantes vivenciaram um aprendizado que integrou comunicação, cooperação e autonomia. Uma vivência para toda a vida!”