Por professora Adriana Innocencio de Oliveira

No Dia Internacional da Paz, celebramos mais do que o desejo da ausência de conflitos; celebramos a construção ativa de um mundo mais  compassivo e justo, pacífico e sustentável.

As barreiras da paz são complexas e muito abruptas, o que significa que esforços individuais tendem a não surtir resultados, por isso precisamos acreditar que ações iniciadas o quanto antes podem alterar a forma como as crianças e jovens percebem e alteram o mundo em que vivem.

No Colégio Ser!, temos a certeza de que essa construção começa dentro de cada um de nós, e é por isso que o trabalho com nossos alunos vai além das disciplinas tradicionais. No Ensino Fundamental, trabalhamos, semanalmente, com o SEE Learning (Aprendizagem Social, Emocional e Ética), que envolve práticas fundamentais de autocuidado, reconhecimento das emoções, desenvolvimento da atenção, da escuta empática e da compaixão.

No ambiente escolar, acreditamos que cultivar a paz é, em primeiro lugar, um processo de autoconhecimento. Por meio de práticas que incentivam o autocuidado, nossos alunos aprendem a se conectar com suas próprias necessidades e emoções, compreendendo a importância de cuidar de si para poder cuidar do outro. Esses momentos semanais de introspecção fortalecem não apenas o bem-estar individual, mas também o ambiente coletivo.
O reconhecimento das zonas de resiliência, das emoções e das necessidades é outra peça central deste trabalho. Incentivamos nossos alunos a nomear e compreender o que sentem, ajudando-os a desenvolver a inteligência emocional, ferramenta essencial para lidar com conflitos e adversidades de maneira saudável. Quando os estudantes identificam suas oscilações emocionais e conseguem recursos próprios para se auto regularem, quando aprendem a reconhecer e acolher suas emoções e a identificar as necessidades comuns de todos os seres humanos,  estão mais preparados para se colocar no lugar do outro e agir com empatia.

Parte desse processo de desenvolvimento da paz encontra-se nas várias atividades que estimulam a atenção plena e a escuta empática. Em um mundo repleto de distrações, incentivamos nossos alunos a estarem presentes no momento, a ouvirem com genuíno interesse e a compreenderem o ponto de vista do outro. A escuta atenta não só fortalece o respeito mútuo, mas também cria um espaço para que todos se sintam vistos e ouvidos, fortalecendo laços de confiança e respeito.
Por fim, a compaixão, o valor que talvez melhor sintetize o espírito do Dia Internacional da Paz, é algo que buscamos cultivar em cada ação, palavra e gesto. Nossas atividades convidam os alunos a estenderem o olhar além de si mesmos, reconhecendo o impacto de suas atitudes na vida dos outros e aprendendo a agir com bondade, gentileza e solidariedade.

Neste Dia Internacional da Paz, celebramos o compromisso de nossos alunos e de nossa comunidade escolar em construir uma cultura de paz, que começa dentro de cada coração, se expande para as relações diárias e, assim, transforma o mundo ao nosso redor. Que possamos continuar plantando essas sementes de cuidado, empatia e compaixão, acreditando que, juntos, somos capazes de criar um futuro mais pacífico e justo para todos.

Saiba mais:
Dia Internacional da Paz – UNESCO
SEE Learning