Por: Edna Oliveira – Coordenadora da Educação Infantil
Uma série de 4 vídeos foi lançada, neste mês, para compartilhar com as famílias informações importantes de como trabalhamos com a Educação Infantil aqui no Colégio Ser!
Trata-se, hoje, da “Adaptação da criança” no ambiente escolar, e o quanto esse período é de suma importância para a segurança emocional tanto da criança quanto dos seus familiares.
Desta forma, apresentaremos como trabalhamos este momento a ser tão respeitado na vida de uma criança; seja ele no início do ano letivo ou em qualquer outra data, para a qual temos de estar prontos para acolher a criança e a sua família.
Para isso contamos com a parceria da família que faz toda a diferença para que esse período seja superado, desta forma orientamos as famílias que:
- Uma semana antes conversem com as crianças sobre a sua vinda para a escola;
- Se possível apresentem imagens da escola (site);
- Elogie o seu uniforme e os seus pertences escolares;
Até chegar o grande dia!!
- Quando chegarem à escola, leve a criança até a sala, fale rapidinho com a Professora, cumprimente-se, comentem algo, a criança vai sentir que é alguém que você conhece e em quem confia; caso queiram, podem aguardar na recepção ou pátio;
- Nessa 1ª semana, sugerimos também que a criança fique até a hora do lanche, se a família se sentir mais segura assim;
- Traga um objeto de transição (um cheirinho, um bichinho de pelúcia, um travesseirinho, ou qualquer outro brinquedo ao qual a criança se apegue e que sirva de conforto);
Lembramos que, neste momento de adaptação, o ideal é não tentar tirar a chupeta ou fazer o desfralde
- Se a família estiver segura, a criança ficar bem, e quiserem experimentar deixar a criança no período todo, não tem problema, se precisar faremos contato, solicitando que venha buscá-la;
- Sempre se despeçam da criança, nunca saiam enquanto ela estiver distraída; a criança pode vir a expressar-se através do choro, pois ele é a primeira demonstração de fala do ser humano. Nestes momentos, a criança será acolhida e ouvida;
- E tudo isso será conversado com a criança, nós a deixaremos a par de tudo o que vai acontecer (falaremos da rotina, das brincadeiras e que se precisar ligaremos para a família);
- Quando chegar para buscá-la, somente a abrace e ouça tudo o que ela tem a dizer, sem muitas perguntas e questionamentos, diga que ficou muito feliz por ela.
Ao apresentarmos essas atitudes, esse carinho para com a criança, ela vai percebendo todo nosso cuidado, e assim fortalecemos o nosso vínculo a cada dia.
Cada criança apresenta um comportamento diferente, a adaptação é um processo que fazemos com muito cuidado, e o que buscamos é que a família se sinta segura, para que a criança fique bem, e aos poucos vá construindo a sua própria segurança.
A adaptação é um dos processos mais importantes no ambiente escolar, por isso trabalhamos com calma, carinho e prudência.
Quando este momento é respeitado, a criança adquire segurança para o ano todo, e isso faremos juntos, escola e família!
Um forte abraço, e até a próxima!