Por: Vânia Mello – arte educadora, pedagoga Waldorf, arteterapeuta e coordenadora do ateliê Jardim de Amarílis do Colégio Ser!
As aulas de apoio pedagógico para o primeiro ano entraram na grade curricular do colégio em 2019, como uma extensão do trabalho realizado no ateliê artístico Jardim de Amarílis, por entendermos a importância de continuarmos facilitando o desenvolvimento da criança de seis a sete anos, completando todo o ciclo da primeira infância até a alfabetização, quando a criança teria a assim chamada prontidão escolar.
Prontidão escolar, nesse contexto, significa um patamar de preparação e interesse para iniciar a aprendizagem – mas é fundamental termos consciência das múltiplas dimensões disto, daquilo que seriam os “pré-requisitos” para a aquisição da leitura e da escrita.
Habilidades de coordenação viso-motora, motricidade fina bem desenvolvida, percepção sensorial das formas, saber orientar-se no espaço bi e tri dimensional, lateralidade estabelecida, equilíbrio. Capacidade de concentração, de manter a atenção, além da necessidade de seu amadurecimento emocional, considerando que, aos seis ou sete anos, a criança ainda está aprendendo a viver no social, a ouvir o outro, a esperar sua vez, a lidar com suas emoções.
É todo um processo complexo que pode ser estimulado, criando condições que favoreçam a aquisição desta prontidão, respeitando o tempo de cada criança, sem pressões e altas expectativas comparativas.
Até o início da pandemia, que nos colocou a todos em situações muito desafiadoras, o trabalho era feito no ateliê, com encontros semanais, e as atividades pautadas em exercícios corporais realizados de forma lúdica e rítmica, que colaboram no processo da maturidade motora global e, num segundo momento da aula, com atividades manuais específicas, trazendo a consciência das pontas dos dedos, ou seja, para a aquisição das habilidades motoras finas, exigidas para a execução da escrita. Ao final de cada semestre, a criança tinha um objeto concreto, bonito e útil, realizado por ela, com implicações muito positivas em sua autoestima.
Quando passamos para as aulas online, houve um ajuste nas atividades pela impossibilidade de sua realização de forma virtual. Também entendemos a necessidade de estender esse trabalho ao segundo ano, por observarmos que, com todas as mudanças e restrições escolares que ocorreram no ano passado, estendidos a 2021, pela situação pandêmica mundial, as crianças estavam precisando de mais estímulos dirigidos que as ajudassem na maturação neurológica, consolidado assim, suas aquisições de leitura e escrita.
Foi introduzido o Desenho de Formas, recurso utilizado em algumas pedagogias de origem europeia, para o exercício do treino das mãos e da concentração. Por meio da grafia das linhas retas e curvas, chega-se a todas as formas, abstratas, figurativas, simbólicas…
Trabalha-se também o ritmo, as direções, a intensidade, o volume, a fluidez, podendo ser utilizada como preparo para a alfabetização, treino para a letra cursiva no segundo ano, percepção da simetria, das sequências, das metamorfoses, dos nós e entrelaçamentos, como preparo para a geometria, em cada fase aumentando sua complexidade. Dobraduras simples e o uso de tesouras são também recursos utilizados com o intuito do treino das habilidades motoras finas.
A forma de trabalhar com as crianças se transformou, temporariamente, adaptando-se a nova realidade escolar mas os objetivos continuam os mesmos: criar condições favoráveis que contribuam de forma efetiva para que a aquisição da leitura e da escrita sejam conquistadas de forma profunda e ao mesmo tempo leve, nesta fase linda e potente da alfabetização da criança.