Por: Márcia Rodrigues – Coordenadora de RH – Colégio Ser!
Nestas últimas semanas, avançamos na elaboração dos protocolos Einstein junto à nossa equipe.
Após nos reunirmos em entrevistas — lideranças e colaboradores — com a equipe Einstein, para entendimento de nossas rotinas em sua normalidade, um rico material foi elaborado em forma de um relatório diagnóstico e pôde-se proceder à construção de um documento, contendo os protocolos e padronizações de condutas e processos que estamos implementando.
Com este material em mãos, é hora de afinar, com a equipe da assessoria e da escola, o plano de ação para as próximas etapas do projeto.
Na próxima etapa, estaremos reunidos com a equipe de comunicação (MKT e TI) para a escolha dos canais e formas de comunicação com a comunidade escolar, o que será de grande relevância pois precisaremos garantir que toda a comunidade — colaboradores, alunos, pais e visitantes — seja, de formar eficaz, informada.
Nosso grande desafio será, sem dúvida, a capacitação de todo o pessoal, para garantir que as mudanças trarão a todos maior segurança e tranquilidade no retorno presencial. Isto incluirá adoção de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual), obediência aos procedimentos, atenção às mais diversas orientações, como, por exemplo, nas portarias, que são pontos estratégicos, como barreiras de entrada, exigindo maior adesão a todas as medidas definidas no protocolo.
A etapa seguinte será iniciar os treinamentos com os líderes, escolhendo os multiplicadores de cada equipe, dentro da escola, na promoção e entendimento dos processos implementados.
Semanalmente, realiza-se, entre os líderes da escola e da assessoria, o “status report”, que consiste em afinar o alinhamento e andamento do projeto, a fim de manter todos os envolvidos, absolutamente, em sintonia para que nenhum detalhe passe desapercebido ou não inteligível, garantindo as melhores práticas, baseados na melhor evidência científica.