A árvore, uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos, é um grande símbolo da natureza! No Brasil, comemoramos o dia desse bem tão precioso em 21 de setembro, com o objetivo de conscientização e respeito à sua preservação. 

Para comemorar essa data especial, tão fundamental, principalmente nos dias atuais, em que enfrentamos a maior seca da história do país, selecionamos algumas atividades realizadas por nossos alunos neste momento!

Agricultura em foco
Durante as aulas de Science, os alunos dos 7ᵒˢ anos conheceram, em detalhes, a diferença entre alimentos processados pela indústria e alimentos frescos. Agora, eles estão focados na aprendizagem sobre o impacto da agricultura para a produção dos alimentos frescos no planeta.

Para isso, os alunos assistiram, durante as aulas de Science, com a professora Daniela Almenara, ao documentário em inglês Kiss the Ground (solo fértil), treinando o entendimento na língua inglesa e se aprofundando, ainda mais, no assunto. Essa ação aconteceu acompanhada de um roteiro de análise, com um rico bate-papo envolvendo a preservação, o controle de desmatamento, a sustentabilidade das florestas e o aquecimento global. 


Explorando a Floresta Amazônica
Com o apoio de inovações tecnológicas, os alunos do Ensino Médio exploraram, a fundo, a Floresta Amazônica durante as aulas de Science Lab, disciplina do Ser! International, com a professora Daniela Almenara.
Por meio de animação 3D, eles observaram, em detalhes, as mais diversas espécies de árvores típicas de uma floresta tropical.  

O cacau também foi destaque entre os alunos, que observaram a composição da árvore, bem como seu fruto e suas sementes, assim como a castanha da índia, em que os alunos observaram suas transformações, bem como o detalhamento de seu tronco.
Com o recurso dos óculos de realidade virtual, eles contaram com uma experiência imersiva em 360° pela região do Rio Tapajós, na Amazônia, sendo guiados para o interior da floresta por uma pessoa local, que compartilhou histórias sobre a vida na região.

Os estudantes ainda tiveram uma visão da flora da floresta amazônica, com apresentação de locais importantes, conhecendo ainda mais, em detalhes, a maior floresta tropical do mundo.
Após todo esse conhecimento, os estudantes, por meio da tela interativa, desenharam suas próprias árvores e estruturaram a floresta amazônica visualizada. Além de compreenderem sobre os diferentes tipos de árvores presentes na flora brasileira, os alunos colaboraram, juntos, na formação de uma imagem que poderá ser utilizada futuramente.

Redução da Cegueira Botânica
Para comemorar o dia da árvore, os alunos da eletiva Ciência para o Futuro percorreram, com o professor Filippo Ferrari, pelas dependências do Colégio, fornecendo informações importantes sobre as plantas para outros alunos e colaboradores da escola para reduzir a cegueira botânica, tendo em vista que nosso colégio é muito arborizado e a natureza é parte muito importante do nosso dia a dia. 

A cegueira botânica consiste na incapacidade de nós, seres humanos, identificarmos as plantas ao nosso redor, enxergando-as apenas como ornamentais e, muitas vezes, referindo-nos a elas como “chatas” e “sem graça”. Portanto, o objetivo central desta ação foi fomentar a comunidade escolar como um todo a se interessar pelas plantas, para que possamos fugir do zoochauvinismo (tendência generalizada de considerar plantas seres inferiores aos animais).

O Colégio Ser!, escola associada da UNESCO, em seu compromisso em contribuir para a missão de construir a paz no mundo e sustentabilidade, valoriza muito a temática relacionada à árvore nas atividades diárias dos alunos, afinal, são elas que nos ajudam a compor parte da água que bebemos, conservam a quantidade ideal de oxigênio e nos dão frutos e sombra. Preservar árvores é um ato de amor à natureza e à vida!

Feliz Dia da Árvore!