Por: Amandine – 9º ano
O livro 1808 foi escrito por José Laurentino Gomes, um escritor nascido em Maringá, em 17 de fevereiro de 1956, e hoje já com seus 65 anos. Suas obras mais destacadas pelo mundo da escrita são a trilogia 1808,1822 e 1889, além de Escravidão. O livro 1808 possui 146 páginas (15º reimpressão), lançado pela primeira vez em 2008, e conta a história da Europa, com um destaque no Brasil, graças a nossa querida família Real.
Gostei bastante do livro, pois ressalta que Napoleão, com sede em novos territórios, iria acabar com a realeza de Portugal. Assim, a Família foge para o Brasil, onde a história começa a ficar mais complicada.
Então se encontra uma das minhas partes favoritas do livro em que, com medo, o príncipe covarde foge de Lisboa para a Bahia, deixando “sua” população para trás, sem entender nada, e todos entram em desespero, pois, em plena guerra, não teriam de quem receber ordens. Devemos destacar o fato de termos uma rainha louca na história, o que não ajuda muito. Quando a família chegou ao Brasil, depois de pelo menos um mês, ela começou a mandar em tudo que podia e a colocar regras, além de expulsar pessoas de suas casas e escravizar os negros.
Recomendo o livro, principalmente, para aqueles que gostam de uma boa história do passado. Além de ser escrito de uma forma um tanto quanto divertida e com boas ilustrações, é bem resumida e facilita no entendimento daqueles que procuram compreender sobre seu passado, as dificuldades da escravidão e o que, consequentemente, influencia no Brasil atualmente.
Esse livro é muito mais muito divertido, no primeiro dia de leitura eu li muito mais da metade do livro. Eu gostei da resenha do livro, mais eu acho que há pontos que não são detalhados muito corretamente, ou eu que li a coleção inteira que a partir do segundo livro, o 1822, que complementa o primeiro livro (a rainha louca, é a mãe do príncipe, Dom João VI 👀)
Olá, Leandro!! Muito obrigada pelo seu comentário, que valoriza as nossas publicações!
Oi, Leandro. Além das belas ilustrações, esse livro realmente traz muitas informações de forma divertida 🙂
Parabéns pela resenha!!!