Por: Gabrieli Selma Perez Gonçalves – Coordenadora do Ser!Internacional e do Programa Social OMCDSer!

Estamos vivenciando uma realidade bem diferente de tudo o que a humanidade já enfrentou.

Mas é bom reforçar que é algo que já estava previsto, diante da mudança climática enfrentada pelo mundo, há um tempo. Hoje, vemos a necessidade do mundo se unir para salvar as pessoas e o planeta, pois somente estaremos todos seguros, quando todos colaborarem e fizerem a sua parte. Só assim vamos restaurar o que temos destruído, há tempos. Para isso, precisamos conscientizar a todos, ensinar as pessoas amar a natureza e a liberdade, para assim entendermos que precisamos salvar o mundo.

Estamos empenhados e investindo bastante para levar o melhor da Educação Ambiental aos nossos estudantes, pois acreditamos que é com a educação, através dos projetos e as ações com as quais nos envolvemos, que vamos nos ajudar.

O Colégio Ser! está cada vez mais alinhado com os valores e princípios da UNESCO, e temos acompanhado, incansavelmente, as propostas da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, que tem como principal objetivo não deixar ninguém para trás. Por isso, também usaremos da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), que é um elemento-chave da Agenda 2030. Seus objetivos formam uma das metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável para a educação – ODS 4.7 e é considerada um motor para a realização de todos os 17 ODS. A EDS permite que todos tomem decisões informadas a favor da integridade ambiental, da viabilidade econômica e de uma sociedade justa para as gerações presentes e futuras. Visa ainda a proporcionar os conhecimentos, as competências, as atitudes e os valores necessários para enfrentar os desafios do desenvolvimento sustentável. O mundo como deve Ser! (OMCDSer!) é o grande responsável pela EDS, no Colégio Ser!, que conta com o programa  Ser! Meio Ambiente, que cuidará de todos os assuntos socioambientais.

Entramos em duas décadas internacionais de muita importância para a humanidade. São elas a Década dos Oceanos e a Década da Restauração dos Ecossistemas. Por isso, elaboramos dois grandes projetos que irão acompanhar as décadas e já iniciamos as atividades com os pequenos, baseando-nos nas ODS e todas as ações que virão com a década.

O projeto “As aventuras de Sermarinho”, o golfinho, irá focar na Década dos Oceanos e suas propostas. O golfinho, que está sofrendo muito com tanta destruição nos oceanos, junto com seus amigos marinhos, precisam pedir ajuda para conseguirem sobreviver. Sendo assim, eles partem em várias grandes aventuras para conhecer nossos alunos. O primeiro contato foi através de uma mensagem na garrafa, enviada pelo Sermarinho.

A narrativa: “Quando os alunos passeavam pela praia e mar, viram tamanha a quantidade de lixo espalhado e resolveram limpar tudo. No meio do lixo, encontraram a garrafa com a mensagem do golfinho e foram logo combinando de conhecê-lo pessoalmente para poder ajudar ainda mais. Sermarinho levou os alunos até seus amigos que estavam presos em redes de pesca, dentro de garrafas de plástico, enrolados em sacolas plásticas, latinhas, tampinhas e tantos outros resíduos que acharam ser alimento ou local para se protegerem. Os alunos salvaram seus amigos e assim nasceu uma grande amizade entre todos.

Durante toda a Década dos Oceanos, os alunos vivenciarão aventuras junto com o Sermarinho, que irá mostrar todos os outros tipos de problemas que o oceano tem enfrentado, e juntos, encontrarão soluções para ajudar na sua restauração.

Enquanto isso, o mesmo estará acontecendo com “As aventuras de Serelepe”, o esquilo brasileiro, que irá focar na Década da Restauração dos Ecossistemas.

A narrativa: “Serelepe vivia em uma linda árvore, grande e forte, junto com seus amigos que usavam a grandeza dos galhos, raízes e terra para montarem suas casas, seus ninhos e se protegerem de predadores naturais. Porém, a floresta em que vivia com os amigos sofreu um grande desmatamento e eles perderam suas casas. Como consequência, também sofreram as queimadas, e assim tiveram que fugir para o desconhecido em busca de um novo lar. Foi assim que viram que podiam pedir ajuda aos alunos, pois, no Colégio, há muitas arvores e uma rica natureza. No dia em que os alunos estavam limpando o parque, encontraram um recado do Serelepe dentro de um bambu e desde então, vem buscando conhecer soluções para como evitar que isso aconteça em outros lugares pelo mundo e também encontrar um novo lar para Serelepe e seus amigos.

Durante toda a Década da Restauração dos Ecossistemas, eles também participarão de grandes aventuras para salvar e restaurar o planeta.