Por: Patrícia Bacos – Setor de Psicologia Colégio Ser!

Diante de uma realidade desgastada por tantas notícias, num mundo de transformações em velocidade espantosa urge a necessidade de mudanças no comportamento humano.

Certamente ações paliativas e remediativas deverão ser implementadas para garantir segurança e evitar a gravidade de muitos acontecimentos recentes na história da humanidade.

Podar os galhos é importante, mas cuidar das sementes é essencial.

Nunca antes nos foram exigidas tantas habilidades de ser e conviver.

Educar exige um olhar atento para desenvolver um ser completo, apto em suas competências acadêmicas e socioemocionais. Estimular, promover e cuidar de todas as habilidades que um ser humano necessita num cenário futuro de baixa previsibilidade. Favorecer a capacidade criativa e a resiliência, para que desde os primeiros passos até os grandes desafios da vida haja condição adequada para as melhores possibilidades. É dar base de conhecimento teórico e prático para que os conflitos e dificuldades sejam superados com sucesso individual e coletivo.

O desenvolvimento das habilidades socioemocionais é fundamental para garantir à criança e ao adolescente um futuro melhor, por meio do controle das emoções, do saber falar e ouvir, do saber decidir coerentemente, dentre outros fatores essenciais para uma vida adulta em sociedade.

O Colégio Ser! acredita que o educador, sua sensibilidade e modelo de conduta ética é peça chave nesse processo. Priorizar em sua rotina as aprendizagens que demandam um processo contínuo e persistente. Ser modelo de uma ética que favoreça a vida e a convivência harmoniosa. O educador, seja pai ou professor, precisa estar consciente desse papel. Por esse motivo, o Colégio investe neste tripé. Na preparação de seus profissionais, na orientação aos pais e promovendo o desenvolvimento contínuo das habilidades socioemocionais para os alunos através da diretriz curricular de aprendizagem emocional – Ser! Completo.

A estrutura investida nas boas relações se desdobra em diversas ações em todos os segmentos do Colégio, incluindo a promoção de espaços de pertencimento e convivência que extrapolam as salas de aula. Trazendo eventos que envolvem toda a comunidade Ser! com esportes, gincanas, oficinas e disciplinas eletivas, por exemplo. Eventos que visam a reflexões críticas e ações pertinentes sobre assuntos contemporâneos e urgentes, como na Campanha da Corrente do Bem – Todos contra o Bullying! e na Semana Online.

A ação anti bullying deve ser permanente. Educadores e colaboradores do Colégio orientados para a prática de intervir sobre qualquer conflito ou comportamento que possa desencadear processos disruptivos na convivência da comunidade escolar. Processos contínuos que englobam o ensino de habilidades comunicativas mais assertivas e adequadas, com aulas estruturadas ocorrendo semanalmente em cada ano escolar do berçário às séries finais do ensino fundamental. Contando com uma Coordenação de Relacionamentos que diariamente media situações necessárias e auxilia a resolução de conflitos colocando o aluno como protagonista no processo, gerando possibilidade de aprendizagem de empatia e responsabilização pessoal por comportamentos e atitudes. O objetivo é formar seres humanos capazes de reconhecer suas dificuldades e encontrar caminhos de superação com autonomia. Tendo os docentes, no Setor de Psicologia, o apoio para o desenvolvimento dos projetos de habilidades socioemocionais e interpessoais, além da orientação para o manejo diário de comportamentos em prol de uma socialização positiva.

O Colégio conta com o Canal Corrente do Bem, que é online, pode ser acessado por qualquer aluno e garante o anonimato para queixas ligadas aos bullying.

A campanha permanente – Colégio Ser! – Todos Contra o Bullying! ganha anualmente uma nova temática e uma ação de maior destaque no início do ano quando relançada na Semana da Corrente do Bem. Entretanto, durante o ano todo, ações educativas diversas dão continuidade ao trabalho de desenvolver e aplicar conscientização sobre a temática favorecendo a formação de pessoas ativas no processo de construção de uma sociedade melhor.

Em 2019 os alunos tiveram a oportunidade de refletir sobre: “Que escola você quer?” com a intenção de despertar a responsabilidade de ser ativo na construção da convivência respeitosa. Tolerância, Respeito, Gentileza, Gratidão, Solidariedade e Companheirismo foram valores lembrados e oferecidos na troca de fitas trocadas entre eles.

Na educação infantil tivemos a “Ciranda pela Paz”, onde pudemos desfrutar de lindas vozes infantis cantando em favor de um mundo mais pacífico.

O berçário, através da história de uma ovelha diferente, com uma orelha verde-limão, pode trabalhar na escola e em casa com seus pais o importante conceito do respeito às diferenças – essencial na prevenção ao bullying.

É cuidar da semente para que nela germine e cresça como essência humana a tolerância, a gratidão, a gentileza, a solidariedade, o companheirismo e o respeito. Nunca antes estas dimensões foram tão imperativas na aprendizagem. Seja em casa ou na escola. Não é mais questão de boa educação, é necessidade básica.

Acreditamos que, cada qual em seu papel, mas apoiados e confiantes, parceiros na certeza que podemos plantar um presente mais seguro para o florescer de um futuro melhor.

Na inspiração do compositor: “Há que se cuidar do broto para que a vida nos dê flor e fruto”.