Por: Edna de Oliveira – Coordenadora da Educação Infantil
A escola para as crianças pequenas deve ser o lugar dos começos.
O desenvolvimento dos pequenos se dá ao longo de suas experiências com tudo ao seu redor. A forma como ela compreende e identifica o processo de tudo é brincando, que permite o amadurecimento de seus movimentos.
Antes de chegarmos à intenção da escrita, e, posteriormente, à leitura, cognitivamente, muita coisa precisa acontecer.
É um processo lindo, mas precisamos ir com calma!
Pegar no lápis não é uma tarefa tão simples, a criança precisa desenvolver algumas habilidades que lhe possibilitarão conquistar a coordenação motora fina, que proporcionará a preensão adequada do lápis, o equilíbrio, que sustentará a postura correta para se manter sentada e um bom desempenho da coordenação viso motora e da manutenção da atenção e da concentração.
Parece complexo, no entanto, ela conquista isso tudo sozinha, se lhe permitirem o brincar.
São as experiências sensoriais e motoras que a auxiliarão no bom desempenho cognitivo e facilitarão o processo de aprendizagem.
Incentivamos a coordenação motora, quando brincamos de:
Amassar massinha;
Esborrifar água;
Desenhar com giz no chão, na lousa, no papel;
Colar papel picado;
Fantoches;
Manusear pregadores;
Montar quebra-cabeça;
Pintar com os dedos, pincéis, cotonetes, gravetos, folhas;
Cortar, rasgar, colar,
Areia,
Jogar e pegar a bola,
Sentir diferentes texturas…
Não faça pela criança, faça com a criança! Uma criança que brinca, desenvolve-se. Para a criança só vale a pena se tiver significado.
As experiências do brincar preparam a criança para a vida adulta.