Por: Thais Botti/Bruna Costa.
Segundo o Ministério de Educação e Cultura (MEC), houve aumento de 64% na procura por escolas que oferecem uma segunda língua, dentro da sua metodologia.
Neste contexto, cada vez mais se faz necessário empregar um programa sólido de formação em segunda língua nas escolas, e que preferencialmente isso ocorra diluído de forma criativa e propositiva dentro da matriz regular de aulas da instituição. No Colégio Ser! criamos este projeto baseados no Cambridge Assessment International English, oferecendo a oportunidade dos alunos enriquecerem seus conhecimentos e ainda somarem mais este relevante diferencial aos seus currículos.
“O que é uma escola com currículo internacional?”
O objetivo deste ensino é oferecer aos estudantes uma formação que compreenda diferentes culturas, ao mesmo tempo que permita o domínio de um outro idioma, sendo trabalho das escolas reforçar a valorização do pluralismo de ideias e as diferentes culturas de todos os envolvidos.
Vale lembrar que, a forma em que a instituição escolhe para transmitir este ensino multicultural deve ser definida na sua Proposta Pedagógica, sendo classificada em: Escolas Brasileiras com Currículo Internacional, Escolas Internacionais, Escolas Bilíngues ou Escolas com Carga Horária Estendida em Língua Adicional.
Cada um possui características específicas, sendo elas:
Escola Brasileira com Currículo Internacional:
segue o calendário brasileiro e, por meio de parceria com instituição internacional, adota no seu currículo materiais e propostas acadêmicas de outro país, mas deve cumprir as normas de ensino brasileiras;
Escola Internacional:
segue um currículo estrangeiro (normalmente britânico, francês ou estadunidense) e o calendário acadêmico é igual ao do país de origem. Todas as disciplinas são em língua estrangeira e, no final, os alunos se formam com diploma estrangeiro;
Escola Bilíngue:
os alunos seguem o calendário brasileiro e um único currículo com as matérias escolares (matemática, ciências, etc.) disponibilizadas em duas línguas (inglês e português), fornecendo um contato mais natural e orgânico com a língua estrangeira;
Escola com Carga Horária Estendida em Língua Adicional:
similar à Escola Bilíngue, as matérias seguem o currículo brasileiro e são oferecidas em duas línguas, porém são oferecidas fora do horário regular das aulas, de forma extracurricular.
Essa nova abordagem pedagógica fortalece nosso compromisso em proporcionar uma educação de excelência, preparando nossos alunos para um mundo globalizado e competitivo. Com essa associação valiosa, estamos confiantes de que o Colégio Ser! continuará a trilhar um caminho de sucesso no desenvolvimento educacional de nossos alunos.
Fontes:
Ministério da Educação – Conselho Nacional de Educação. “Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue”. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/setembro-2020-pdf/156861-pceb002-20/file
Conselho Estadual de Educação. Deliberação CEE-190/2020. Disponível em: http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/RESOLU%C3%87%C3%83O,%20DE%204-11-2020%20(3).HTM
G1. “Qual a diferença entre escola bilíngue e escola internacional?”. Disponível em: https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/colegios-maristas/onde-os-jovens-estao/noticia/2019/07/26/qual-a-diferenca-entre-escola-bilingue-e-escola-internacional.ghtml