Por: Professora Marilia Carrenho Camillo – História

Quem é vivo sempre aparece, já diz o ditado. O Ser! na História, um projeto de Ateliê criado em 2018, nas aulas de História do Colégio Ser! Sorocaba e direcionado aos alunos das séries finais do Ensino Fundamental, está de volta. Vacinado, repaginado e lacrando total, iniciou essa nova edição “Curiosidades da História”, no último dia vinte e cinco de outubro, com publicações dos sétimos anos Carolina de Jesus, Dandara dos Palmares, Enedina Alves Marques e Madalena Caramuru, das unidades Boa Vista e Campolim.

Gustavo Nastri Charabe e Lucas Vergili – 6° ano Mangueira – 2019

A temática é o Período Pré-Colonial e Colonial do Brasil, isto é, de 1500 à 1530 até 1822, abordando a terra brasilis desde a extração do pau-brasil até as estradas reais do ciclo do ouro, passando pelas Capitanias Hereditárias e seus capitães donatários, os engenhos canavieiros e a produção de açúcar, a casa-grande e a senzala, a arte de Debret, fazendo alusão ao pintor francês Jean Baptiste Debret, vindo para o Brasil durante a Missão Artística Francesa. O ciclo do ouro no Brasil colônia, o quinto dos infernos, bandeirantes e muito mais. São muitas curiosidades!!! É muito História pra contar.

Bernardo Papadakis de Castro Lima Fernandes e Guilherme Merrichelli Peres
8° Martin Luther King – 2018

O ateliê do @sernahistoria, que é inteiramente digital, é realizado pelos alunos reunidos em duplas ou trios, na própria sala de aula e é bastante apreciado por eles. “Quando é anunciado que o ateliê é o @sernahistoria, a galera curte muito, faz com vontade, capricha, se empenha”; e não podia ser diferente, afinal sabe que o trabalho será postado numa das páginas oficiais do colégio: o instagram.

Lucas Freitas Mineh e Vinícius Marques Tomereli – 7° ano Ecossistema – 2020

Desde 2018, várias gerações de alunos já puderam participar deste projeto, deixando suas publicações registradas na página e podendo ver seus trabalhos prestigiados por toda a comunidade escolar, bem como por amigos e familiares. Não há uma preocupação em acumular seguidores, pois quem gosta de História se mantém fiel, mesmo em tempos de pandemia. Mas, ainda assim, temos seguidores nos Estados Unidos, em Portugal e no Canadá. Mas quem acompanha mesmo são os familiares dos alunos que apreciam e se orgulham de poder curtir e comentar na publicação do filho, da neta, da afilhada, do sobrinho.

Giovana Popes de Oliveira e Isadora Ballaris Passos – 9° ano Bono Vox – 2018

Desde o início da página, muitas temáticas já foram abordadas, tais como variadas efemérides, nascimentos de grandes personalidades, bem como homenagens póstumas, como a que foi feita ao criador da Marvel, Stan Lee, quando do seu falecimento, exatamente no mesmo dia do ocorrido. O aniversário de 100 anos da chegada do homem à Lua também foi tema do @sernahistoria. A Missão Apolo 11 e todo o percurso dos americanos, bem como dos soviéticos, na Corrida Espacial foi todo contemplado. Era a Guerra Fria. Da Idade Média dos Cavaleiros Templários à Modernidade dos reis absolutistas e mais uma gama de temas que valem a pena serem apreciados.

Clara Lucílio Lopes e Letícia Ruschel G. Miguel – 7° ano Dandara dos Palmares – 2021

Convido a todos a visitarem a página do @sernahistoria e, juntamente conosco, prestigiarem os trabalhos dos alunos! O @sernahistoria é pesquisa, análise, comprometimento e responsabilidade. O Ser! na História é, principalmente, protagonismo e um pensar dos nossos alunos com muita competência. Aguardo vocês!!!

Marilia Carrenho Camillo é professora do componente curricular de História no Ensino Fundamental anos finais e atua nas Unidades Boa Vista e Campolim. Trabalha no Colégio Ser! desde 2009.