Ateliê de História “50 anos da chegada do Homem à Lua” – Lívia e Mirella – 8º ano Ipê Roxo
Yuri Alekseyevich Gagarin (1934-1968) foi um cosmonauta soviético, o primeiro homem a tripular uma nave espacial, a Vostok 1, e viajar na órbita da Terra. Yuri nasceu em 3 de março na aldeia de Klushino, perto de Gzhatsk (agora em Smolensk Oblast, Rússia).
Seus pais, Alexei Ivanovich Gagarin e Anna Timofeyevna Gagarina, trabalharam em uma fazenda coletiva. Durante a ocupação nazista seus dois irmãos mais velhos foram levados para trabalhar em um campo de concentração. Yuri foi o terceiro de quatro filhos, e sua irmã mais velha ajudou a criá-lo enquanto seus pais trabalhavam.
Depois de iniciar um aprendizado em uma metalúrgica como fundição, Gagarin foi selecionado para treinamento adicional em uma escola técnica em Saratov. Enquanto esteve lá, ele se juntou ao ‘AeroClub’ e aprendeu a pilotar aviões leves, um hobby que ocuparia uma parte crescente de seu tempo. Em 1955, após completar o ensino técnico, ele ingressou no treinamento de voo da Orenburg Military Pilot’s School.
Logo depois de formado, foi mandado para a Base Aérea de Luostari, em Oblast de Murmansk. No dia 05 de novembro de 1957, Yuri conquistou a patente de tenente e um ano depois recebeu a patente de tenente sênior da Força Aérea Soviética.
Lá conheceu Valentina Goryacheva, com quem se casou em 1957, depois de ganhar as asas de seu piloto em um MiG-15. Após a formatura, ele foi designado para a base aérea de Luostari em Murmansk Oblast. Tornou-se tenente da força aérea soviética em 5 de novembro de 1957 e foi promovido a tenente-chefe em 6 de novembro de 1959.
Em agosto de 1960, quando Gagarin foi um dos vinte possíveis candidatos, um médico da aviação avaliou sua personalidade como: “Modesto, constrangedor quando seu humor se torna um pouco atrevido; alto grau de desenvolvimento intelectual; memória fantástica; distingue-se de seus colegas por seu senso aguçado e abrangente de atenção ao seu entorno.
Imaginação bem desenvolvida, reações rápidas, perseverante, se prepara cuidadosamente para suas atividades e exercícios de treinamento, lida com mecânica celestial e fórmulas matemáticas com facilidade, bem como distingue-se em matemática superior. Não se sente constrangido quando tem de defender o seu ponto de vista se considera que está certo; parece que entende melhor a vida do que muitos dos seus amigos. “
Em 1960, Yuri Gagarin foi selecionado, junto com mais 20 pilotos, para fazer parte do Programa Espacial Soviético. Com 1,57 m de altura e pesando 69 kg, apresentava boas características para ocupar o espaço limitado da cabine da nave espacial. Depois de excelente desempenho nos treinamentos, físicos e psicológicos, foi o escolhido para ser o primeiro homem a viajar pelo espaço.
No dia 12 de abril de 1961, Yuri Gagarin, com 27 anos, tornou-se o primeiro homem a ser lançado ao espaço. A nave Vostok 1, (que significa Oriente 1), tinha 4,4 metros de comprimento e 2,4 metros de diâmetro, pesando 4.725 kg. A nave foi lançada do centro espacial de Baikonur. A Vostok 1 fez a volta em torno da Terra em 1 hora e 29 minutos. Ao ver a Terra do espaço Yuri pronunciou uma frase que ficou para a história: “A Terra é azul!”.
Yuri Gagarin retornou a Terra como herói da União Soviética. Recebe a medalha da Ordem de Lenin. Recebeu também a patente de major. A partir de então, passou a treinar os futuros cosmonautas. Após se desligar do programa espacial, foi transferido para um centro de testes de aeronaves. Durante um voo de rotina, enquanto pilotava um MIG-15, sofreu um acidente aéreo, morrendo junto com o instrutor de voo.
Yuri Gagarin faleceu em Kirjatch, Rússia, no dia 27 de março de 1968.
Fontes: http://m.esa.int
https://www.ebiografia.com/iuri_gagarin/