Jojo Moyes – Intrínseca – 2016
Autora de Como eu era antes de você, levada ao cinema em 2016, Jojo Moyes encanta pela narrativa leve, divertida, sendo fácil perceber sequências possíveis de serem vistas num bom filme, de fato.
“Ele acelera sobre uma ponte e vira, acompanhando o rio. Desvia dos ônibus e dos táxis e ignora as buzinas dos motoristas, até vislumbrar o que deseja. Ele desacelera e desliga o motor ao chegar à via principal. Barcos de turismo flutuam pelo rio com suas luzes brilhantes, barraquinhas vendem chaveiros da Torre Eiffel e algodão-doce. E ali está ela. A torre se ergue acima deles, um milhão de peças de ferro apontando para o céu infinito. Ela solta a jaqueta dele e desce da motocicleta com cuidado, como se durante a viagem, suas pernas tivessem ficado trêmulas. Tira o capacete. Fabien percebe que ela não se preocupa em arrumar o cabelo, como Sandrine teria feito. Está ocupada demais olhando para cima, boquiaberta de surpresa.” (“Paris para Um”)
Paris para Um e outros contos é uma reunião de narrativas curtas, que inclui mais outros 9 contos, todos com um toque sensível ao olhar para as relações amorosas. O primeiro e o último conto se passam em Paris e os outros em Londres. O cenário destas cidades faz parte importante das histórias que têm a alma feminina revelada.
“Paris para um”, o conto mais longo, narra a história de Nell, que no embarque para um maravilhoso fim de semana em Paris, descobre que seu namorado não vai com ela, como haviam combinado. Ir ou não é uma decisão que altera o rumo de sua vida.
“O casaco do ano passado” intriga por trazer à tona a história de uma família simples, que vive a angústia de uma hipoteca que altera os sonhos e anseios do casal, revelando a história de um amor realmente verdadeiro.
“Não muito tempo antes, teria comprado o casaco. Ela o teria exibido na hora do almoço, desfilando com ele diante das meninas do Departamento de Marketing, e o teria levado para casa dentro da sacola sofisticada, o peso balançando satisfatoriamente em suas pernas.”
Um leitor hábil lerá, facilmente, um conto a cada sentada!
Por: Professora Rosa Barreiros