No Colégio Ser!, os alunos do 4º ano embarcaram em uma verdadeira aventura literária. O projeto “Literatura em Movimento: Uma viagem pela Imaginação” transformou a leitura do clássico “Viagem ao Centro da Terra”, de Júlio Verne, em uma experiência ativa, tecnológica e divertida.
Tudo começou com um caça ao tesouro pedagógico, no qual cada desafio era inspirado nos conceitos do livro. Para avançar de fase, os alunos precisavam resolver enigmas, explorar ideias e trabalhar juntos. Cooperação, criatividade e pensamento crítico se tornaram partes essenciais da jornada.
“Foi incrível ver os alunos tão engajados. Eles não apenas leram a história, mas viveram cada parte dela, explorando e criando soluções”, conta a professora Kelly Sousa, responsável pelo projeto.
A tecnologia deu vida à aventura: óculos de realidade virtual, Chromebooks e telas interativas transportaram os alunos para os cenários do livro, enquanto cada desafio resolvido os aproximava da próxima fase da história. O aprendizado deixou de ser apenas leitura e se tornou uma experiência imersiva, cheia de descobertas e momentos de encantamento.
O projeto também contou com o apoio da área de Tecnologia da Educação (TE), que ajudou a transformar ideias em atividades digitais envolventes, mantendo o equilíbrio entre diversão e aprendizagem.

Como reconhecimento desse trabalho inovador, o Colégio Ser! conquistou o 1º lugar no Prêmio Excelência Poliedro 2025, na categoria Tecnologia. Mas mais importante que o prêmio, o projeto proporcionou aos alunos a sensação de explorar, imaginar e criar, mostrando que a educação pode ser inovadora, lúdica e transformadora.
“Cada fase do projeto foi uma oportunidade de despertar curiosidade e paixão pelo conhecimento. Ver os alunos imersos na história é a maior recompensa”, comenta Gabriela Martinez, assistente de Tecnologia Educacional.
“Foi muito legal fazer o caça ao tesouro antes de ler o livro, pois me ajudou a compreender a história, eu me senti como se eu tivesse dentro do livro.”, relata Alice Matielli Julio Pommer.
Para Pedro Buffo Gabriel, a experiência proporcionou conhecer novas palavras: “O caça ao tesouro me ajudou a ter uma ideia do que ia acontecer na leitura do livro e me ajudou a conhecer coisas novas. Também me ajudou a conhecer novas palavras”, disse.
Literatura em Movimento é um exemplo de como a escola pode se tornar um espaço de aprendizagem viva, onde leitura, tecnologia e imaginação se encontram para criar experiências inesquecíveis.



Literatura em Movimento: uma aventura que transforma a leitura