Por Michelle Alves Garcia e Adriana Innocêncio de Oliveira
Em um dia normal, a gente abre nossa rede social e todos estão sempre bem, lindos, com uma beleza padronizada, cercado de pessoas sorridentes ao lado, com viagens, carros e celulares novos. E às vezes, você olha para sua própria realidade e não vê nada disso refletido. Como podemos dar uma pausa para reconhecer e acolher o que sentimos? Como ajudar nossos filhos a identificarem as próprias emoções no mundo real e a lidarem de forma saudável com elas?
O que é o SEE Learning?
O SEE Learning (Social, Emotional, and Ethical Learning) é um programa de educação socioemocional e ética desenvolvido pela Universidade Emory, nos Estados Unidos. E ele é aplicado no Colégio Ser! para promover o desenvolvimento integral dos alunos, trabalhando não só as competências emocionais, mas também as competências sociais, éticas e de atenção plena (mindfulness). O programa é estruturado em três dimensões principais:
- 🧠 Consciência de si – Desenvolvimento da atenção, autoconhecimento e regulação emocional.
- ❤️ Compaixão pelos outros – Empatia, cuidado, gentileza e habilidades de relacionamento.
- 🌎 Engajamento com os sistemas – Entendimento das interconexões sociais, ambientais e culturais, estimulando a responsabilidade ética e a ação consciente no mundo.
O SEE Learning vai além da sala de aula. Ele também pode ser utilizado em casa, pelas famílias, para fortalecer o equilíbrio emocional de todos. Por isso praticar exercícios de respiração juntos é uma forma carinhosa de apoiar o desenvolvimento socioemocional dos seus filhos e de vocês. Essa prática ajuda a:
- Reduzir o estresse e a ansiedade: A respiração profunda acalma o sistema nervoso.
- Melhorar a concentração: Ao focar na respiração, a mente fica mais atenta.
- Fortalecer os laços familiares: É um momento de conexão e tranquilidade compartilhada.
- Ensinar autorregulação emocional: As crianças aprendem a lidar com sentimentos intensos de forma saudável.
Comecem com apenas alguns minutos por dia. Sentem-se juntos, de preferência confortavelmente com a coluna reta. Fechem os olhos e respirem profundamente, enchendo bem os pulmões e exalando o mais lentamente possível. Mantenham o foco nas sensações do ar entrando e saindo. No final, para ampliar a conexão familiar, vale muito a pena ouvir como cada um se sentiu.
Convidamos vocês a criarem esse hábito de paz e conexão. Pequenas pausas para respirar podem fazer uma grande diferença no equilíbrio e na harmonia de sua família!
Entendendo a “Zona de Resiliência”

Outro conceito muito valioso que trabalhamos nas aulas é a chamada “zona de resiliência” ou “zona de bem-estar”.
Ela representa o estado em que estamos bem, regulados, e conseguimos lidar com os desafios do dia a dia de forma mais saudável. No entanto, o estresse pode nos tirar dessa zona e nos levar para dois extremos:
- Zona alta: podemos nos sentir ansiosos, agitados, nervosos, bravos, estressados e isso faz com que nosso corpo fique desregulado, baixando a concentração, o aprendizado de novas informações e a tomada de boas decisões.
- Zona baixa: podemos nos sentir cansados, sem energia, apáticos com coisas que geralmente gostamos e desmotivados, o que também faz com que tenhamos muita dificuldade para aprender coisas novas e resolver conflitos.
Falar sobre o gráfico das zonas de resiliência com as crianças e adolescentes ajuda a reconhecer emoções, entender o que se sente e buscar estratégias para voltar ao equilíbrio e, assim, se fortalecer para enfrentar o dia a dia, sem se afundar em comparações com a “felicidade” das redes sociais.
Que tal criar um espaço na família para que cada um possa falar sobre onde se encontra na zona de resiliência e juntos ativarem recursos para se manterem na zona de bem-estar? Uma simples conversa de dois minutos pode fazer uma enorme diferença no desenvolvimento socioemocional de crianças, jovens e adultos.
O SEE Learning não é uma solução mágica para os desafios da vida, mas oferece ferramentas para que possamos atravessar o dia a dia de forma mais leve, consciente e equilibrada — tanto na escola quanto em casa.
✨ Que tal começar hoje, com uma pausa para respirar, se escutar e se reconectar?

See Learning: Como proteger nossas crianças e jovens de um ciclo acelerado e ansioso?