20 de julho de 1969 – um dia para não esquecer !
Ateliê de História “50 anos da chegada do homem à Lua” – 8.º ano Ipê Roxo e 8.º ano Resedá
Depois de tantos testes e anos de investimentos, os cientistas da Nasa acharam que estavam prontos para uma missão em que os astronautas pudessem aterrissar na Lua e ainda caminhar sobre ela. Foi com essa certeza que Apollo 11 aconteceu, a primeira missão a levar o homem à Lua. A decolagem do Apollo 11 com a nave Saturno V foi no dia 16 de julho de 1969, sendo que astronautas só pisaram na Lua no dia 20 de julho. Os tripulantes da missão mais famosa da agência espacial norte-americana eram Neil Armstrong, o comandante, Edwin ‘Buzz’ Aldrin, piloto do módulo lunar, e Michael Collins, piloto do módulo de comando.
O foguete Saturno V foi utilizado para levar a espaçonave Apollo 11 ao espaço. O lançamento do foguete ocorreu no Complexo de Lançamento 39A (Lat: 28o 36′ 30.23″ N, Long: 80o 36′ 15.64″ W) do Centro Espacial Kennedy, na Florida/USA, em 16 de julho de 1969, às 13:32:00 UT.
O Saturno V era um foguete descartável americano, utilizado pela NASA nos programas Apollo e Skylab, de 1967 até 1973. Foi desenvolvido nas instalações do Marshall Space Flight Center da NASA, sob a direção do renomado cientista Wernher von Braun.
A espaçonave Apollo 11 carregava uma tripulação de três astronautas: Neil Armstrong que era o comandante da missão, Michael Collins,o piloto do “Columbia” ou Módulo de Comando e Serviço (CSM) e Edwin E. “Buzz” Aldrin Jr, piloto do “Eagle” ou Modulo Lunar (LM).
O local do pouso na Lua
O primeiro pouso de uma nave tripulada na Lua aconteceu no dia 20 de julho de 1969, às 20:17:40 UT, quando o Modulo Lunar “Eagle” (águia) pousou no Mare Tranquillitatis, nas coordenadas LAT: 00° 40′ 26.69″ N, LON: 23° 28′ 22.69″ E. A “águia” pousou a aproximadamente 400 metros a oeste de uma pequena cratera com bordas afiadas, com cerca de 180m de diâmetro.
O Modulo Lunar da missão
Apollo 11 aterrissou no sudoeste do Mare Tranquillitatis, intencionalmente, uma área muito plana e, portanto, segura para o primeiro desembarque. A foto abaixo, apresenta uma visão mais ampla dessa região, mostrando algumas crateras de interesse. O LM pousou na superfície lunar e os dois astronautas comeram sua primeira refeição na Lua. Logo após, iniciaram a operação extra-veicular (ou seja , fora do LM) conforme planejado.
A câmera do Módulo Lunar proporcionava uma cobertura ao vivo para a televisão. O comandante, Neil Armstrong, foi o primeiro homem a pisar na Lua, disse a famosa frase no momento do desembarque: “Este é um pequeno passo para um homem; mas um gigantesco salto para a humanidade“. Logo após, Edwin “Buzz” Aldrin se juntou a Armstrong na superfície lunar. Aldrin avaliava sua capacidade de operação e movimentação e foi capaz de mover-se rapidamente e com confiança.
Enquanto isso, o piloto do Módulo de Comando, Michael Collins, sobrevoava em órbita, à espera do momento para recuperar parte do Módulo Lunar com os dois astronautas, em seu retorno a partir da superfície lunar.
Os astronautas da Apollo 11 tiveram várias tarefas a realizar na superfície lunar durante as atividades extra-veiculares (EVA – Extra-Vehicular Activity), ou seja, fora do Modulo Lunar. Os astronautas tinham como plano, recolher amostras lunares, executar várias experiências, além de examinar e fotografar a superfície lunar. As atividades na superfície lunar duraram aproximadamente 2,5 horas. Todas as experiências científicas foram concluídas de forma satisfatória. Todos os instrumentos foram testados e as amostras foram coletadas.
A missão Apollo 11 representou a primeira oportunidade de observar os fenômenos científicos sobre a superfície lunar. As fotografias feitas pela tripulação na órbita e na superfície, serviram não apenas para documentar o primeiro pouso lunar e as atividades extra-veiculares dos astronautas, mas também, para identificar as áreas e os experimentos para o estudo em futuras missões.
Além de suas atividades de coleta de amostra, a tripulação da Apollo 11 realizou vários experimentos na superfície lunar. Os resultados de alguns dos experimentos foram transmitidos pela tripulação via rádio para a Terra e outros retornaram à Terra para análise laboratorial.
A missão Apollo 11 levou as primeiras amostras geológicas da Lua para a Terra. No total, os astronautas recolheram quase 22 kg de material, incluindo 50 rochas, amostras de granulagem fina, e dois tubos rígidos que continham material de até 13 centímetros abaixo da superfície da Lua.
Os 22 Kg de material da superfície lunar foram trazidos para análise em laboratórios na Terra. A exploração da superfície lunar foi concluída em 2 horas e meia, quando a equipe reembarcou no Módulo Lunar.
O retorno para casa
Após decolar da Lua, a parte superior (ou estágio de subida) do Módulo Lunar acoplou-se com o Modulo de Comando e Serviço, após 128 horas do início da missão. Os dois astronautas se transferiram para o Modulo de Comando e Serviço. O estágio de subida do LM foi descartado e a tripulação se preparou para o retorno para a Terra .
O mau tempo tornou necessário a mudança do ponto de amerissagem em 346 km. A fase de entrada na atmosfera da Terra foi normal e o Modulo de Comando amerissou no Oceano Pacífico passados 195h e 15m após o início da missão.
Fonte: textos e imagens
http://vaztolentino.com.br/secao/34-Missao-APOLLO-11
Sua legenda está errada com os nomes dos integrantes da Missão Apollo 11. Neil Armstrong à esquerda sentado, Michael Collins no meio de pé, e Buzz Aldrin à direita sentado.