Por: Rafaela Frati, Lara Attiê, Maria Clara Cenci Rolim e Enzo Villela, Lucca Ramos – 7o.ano

Estamos caminhando para mais de 1 ano de pandemia do coronavírus e todos nós já sentimos de alguma forma seus efeitos, seja na saúde física ou mental.

     Durante a pandemia, o consumo de internet aumentou muito. Muitos adolescentes e até crianças estão desenvolvendo problemas.

Se você é adolescente e está sentindo ansiedade, isolamento e decepção por causa das mudanças trazidas pela pandemia do coronavírus, saiba o seguinte: você não está só.

O ensino escolar durante a pandemia.

      Além de tudo, muitas pessoas estão com dificuldades em se concentrar nas aulas on-line, por mais que estejamos nesse modo há mais de um ano.

     As aulas virtuais estão sendo muito difíceis para todos, tanto professores, quanto os alunos.

     A maioria das escolas duplicaram a quantidade de lições, o que deixou os alunos muito sobrecarregados e acabou resultando em problemas psicológicos.

     Fizemos uma pesquisa, em que 53 alunos responderam e 88,7% responderam que seu psicológico foi afetado durante a pandemia.

Aula online: alunos tendem a estudar menos, via aulas online.

Relação entre familiares durante a pandemia.

Durante a pandemia do coronavírus, muitas pessoas se distanciaram de seus familiares, já outras se aproximaram.

   Esse foi o resultado de uma das perguntas que fizemos em nossa pesquisa, em que 62,3% das pessoas disseram que está bom, mas grande parte também disse que NÃO está!

   Uma relação com familiares pode interferir na saúde mental, nas ações do dia a dia e até na motivação das pessoas. Por isso, devemos tentar ao máximo manter uma boa relação com aqueles que estão presentes no nosso dia a dia.

Distanciamento entre amigos.

As amizades são uma das coisas mais importantes durante esta fase de vida, mas infelizmente, muitas estão se rompendo por conta do distanciamento.

    As amizades são importantes para todos, mas principalmente para os adolescentes, que criam laços muito fortes para a vida.

   Mas durante a pandemia, isso está sendo muito difícil por conta do distanciamento social.

   Todos estão sofrendo muito sem poder ver seus amigos, sair, ir em festas e isso está afetando muito a todos. O modo que eles encontraram de manter esses laços são encontros virtuais por aplicativos como o zoom, google meet, instagram, whatsapp etc.

Encontro virtual: amigos tentam matar as saudades virtualmente durante o isolamento social.

Durante este período preocupante é importante ficar em casa se possível e se cuidar.