Por: Isabelle Marie Takahashi – 6º ano

     Dez líderes que mudaram o mundo, escrito por Clive Gifford, 2010.

      Este livro conta a história de 10 líderes, que são, Mohandas Gandhi, Winston Churchill, Charles de Gaulle, Franklin Delano Roosevelt, Mao Tsé-Tung, Josef Stalin, Adolf Hitler, Mikhail Gorbachev, Fidel Castro e Nelson Mandela.

        Uma das biografias que eu mais gostei foi a do Mohandas Gandhi, que foi um homem muito bom. Ele queria que o povo indiano fosse livre dos ingleses, e para conseguir esse objetivo ele lutou de forma pacífica, conheceu pessoas que o ajudaram, passou por momentos bons e ruins, mas nada o impedia de continuar.

          Outra história muito parecida com a de Gandhi é a de Malala. Onde Malala vivia, as mulheres não podiam ir à escola, porém a família de Malala apoiava a sua educação, e ia à escola escondida. Ela também escrevia um blog em prol da educação das meninas. Ela também passou por momentos ruins, como por exemplo, quando ela voltava para casa em um ônibus escolar, um homem subiu no ônibus e atirou três vezes na sua cabeça. Resumindo, ela lutou pacificamente como Mohandas, pela educação das meninas.

          O livro 10 líderes que mudaram o mundo é muito interessante. Não só pela história de Mohandas Gandhi, mas pelos outros líderes também. Então se você gostou do resumo da biografia de Gandhi, deveria ler o livro para conhecer sua história completa e a dos outros líderes também!