Por: Amandine Aureliano Borsato  –   9º ano

O livro 1808 foi escrito por José Laurentino Gomes, um escritor nascido em Maringá, em 17 de fevereiro de 1956, e hoje já com seus 65 anos. Suas obras mais destacadas pelo mundo da escrita são a trilogia 1808,1822 e 1889, além de Escravidão. O livro 1808 possui 146 páginas (15º reimpressão), lançado pela primeira vez em 2008, e conta a história da Europa, com um destaque no Brasil, graças a nossa querida família Real.   

Gostei bastante do livro, pois ressalta que Napoleão, com sede em novos territórios, iria acabar com a realeza de Portugal. Assim, a Família foge para o Brasil, onde a história começa a ficar mais complicada. 

Então se encontra uma das minhas partes favoritas do livro em que, com medo, o príncipe covarde foge de Lisboa para a Bahia, deixando “sua” população para trás, sem entender nada, e todos entram em desespero, pois, em plena guerra, não teriam de quem receber ordens. Devemos destacar o fato de termos uma rainha louca na história, o que não ajuda muito. Quando a família chegou ao Brasil, depois de pelo menos um mês, ela começou a mandar em tudo que podia e a colocar regras, além de expulsar pessoas de suas casas e escravizar os negros.

Recomendo o livro, principalmente, para aqueles que gostam de uma boa história do passado. Além de ser escrito de uma forma um tanto quanto divertida e com boas ilustrações, é bem resumida e facilita no entendimento daqueles que procuram compreender sobre seu passado, as dificuldades da escravidão e o que, consequentemente, influencia no Brasil atualmente.