Pesquisa sobre hábitos e atividades dos adolescentes em seu tempo livre

Por: Manuela Pannunzio Oliveira Balsamo e Sophie Pedretti Gomes – 7o.ano

Durante as aulas de Português, foi solicitada uma atividade de pesquisa. Então, resolvemos perguntar aos adolescentes quais são seus costumes e o que gostam de fazer durante seu tempo livre.

Enviamos um formulário do Google a 11 adolescentes com idade média de 12 anos. Percebe-se que a maioria dos adolescentes prefere passar o tempo livre usando eletrônicos, os que preferem eletrônicos relatam que passam muito tempo na internet, a maioria fica por volta de 7 ou 8 horas conectada.

Quando passam o tempo usando eletrônicos, a maioria disse que prefere usar redes sociais, jogar no computador ou videogame, tirar fotos e fazer ligações ou mandar mensagens.

Quando não estão usando eletrônicos, preferem praticar esportes, sair de casa, ler livros, tocar instrumentos e outros.

Atualmente, a internet é algo necessário, principalmente em tempos de pandemia. Muitos pais hoje trabalham em esquema remoto e sem ela não poderíamos ter aula online, portanto vimos seus benefícios e que ela pode aproximar pessoas através de reuniões por vídeo,  amenizando a falta do contato presencial.

Por outro lado, a pesquisa mostra, mesmo com um número limitado de adolescentes que responderam, que passamos muitas horas na frente de celulares e computadores, muito mais do que o necessário.

Na nossa opinião, deveríamos tentar nos livrar desse vício. A pergunta que mais nos surpreendeu foi “o que você faria se não existissem eletrônicos”, as pessoas iriam praticar mais esportes, ler, ver os amigos ou desenhar, mas a melhor resposta foi “viveria melhor a vida”.