Por: Professora Lívia Pola

Essas e outras questões foram apresentadas para nossos alunos, quando, no início do ano, desenvolvemos o Ateliê Horta, cujo trabalho estava, apenas, começando.

Quais espécies devemos plantar? Como manter essa horta informativa e atrativa a todos? Como adubar a nossa terra e que produtos ou métodos usar? Como resolver o problema da compactação do solo e viabilizar o solo ideal para o plantio?

O principal objetivo dessa atividade é, a partir das problemáticas apresentadas, orientar os alunos a trabalharem ativamente por meio de pesquisas, criação de hipóteses e resolução de problemas, que é fundamental para que a nova geração, que tem acesso a muitas informações, desenvolva um olhar crítico e desperte a criatividade para lidar com os novos desafios da nossa época. Uma das problemáticas era, por exemplo, manter o solo irrigado, aos finais de semana, quando não estão todos aqui.

O projeto horta, embora simples, permite desenvolver: trabalho coletivo, compartilhamento de ideias e respeito às diferenças; protagonismo juvenil; desenvolvimento de pensamento científico (criação de hipóteses, experimentação e análise de resultados); criatividade, persistência e paciência.

Além disso, o ateliê ainda trabalhou com temas específicos de Ciências como: características, formação e cuidados com o solo; cuidado e reconhecimento das mudas; criação de protótipos e conhecimentos básicos de engenharia; agricultura orgânica e boa alimentação.

Para que todo esse processo seja significativo para os estudantes, temos contado com a colaboração de todos os envolvidos nesta aprendizagem: alunos, pais e professores.

Esperamos, em breve, ter uma excelente “colheita”.