O porto espacial da NASA para lançamento de foguetes

Centro Espacial em Cabo Canaveral

Ateliê de História “50 anos da chegada do Homem à Lua” – Guilherme Carvalho Barreto, Iago Gonçalves Dib de Oliveira e Murilo Ferreira Leonetti – 8° Ipê Roxo

A Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral (CCAFS), em inglês: Cape Canaveral Air Force Station, é uma base de lançamento de foguetes na costa leste dos Estados Unidos, pertencente ao Departamento de Defesa dos EUA. Localizada em Cabo Canaveral, do original, Cabo Cañaveral, no estado da Flórida, é subordinada à Base Aérea Patrick. A CCAFS é adjacente ao Centro Espacial John F. Kennedy. O Cabo Canaveral é usado atualmente para lançamentos de foguetes da NASA.

A estação foi designada, em 16 de abril de 1984, um distrito do Registro Nacional de Lugares Históricos, bem como, na mesma data, um marco histórico nacional.

A área atualmente ocupada pela CCAFS, porém, vinha sendo usada pelo governo desde 1949 quando o Presidente Harry S. Truman aprovou que esta área fosse usada para testes de mísseis. A localização era ideal para este propósito pois possibilitava lançamentos direcionados para o Oceano Atlântico, e era a parte do território nacional mais próxima do Equador (quanto mais próximo da linha do Equador um foguete for lançado, mais ele pode aproveitar da velocidade linear inicial decorrente da rotação da Terra).

Em 1951, a Força Aérea dos Estados Unidos criaram o Centro de Testes de Mísseis da Força Aérea nas proximidades da Estação Aérea Naval de Banana River. Em 1956, foram iniciados os primeiros lançamentos de foguetes sub-orbitais no Cabo Canaveral.[

Logo depois do lançamento do Sputnik pela União Soviética em 6 de dezembro de 1957, a NASA foi fundada, em 1958. A Força Aérea se encarregava de fazer os lançamentos de foguetes para a NASA a partir de CCAFS. Foguetes como o Redstone, Júpiter, Pershing, Polaris, Thor, Atlas, Titan e Minuteman foram todos testados no CCAFS e o foguete Thor foi escolhido como a base para um veículo lançador expansível (Explandable Launch Vehicle’, ELV).

Várias plataformas de lançamento – chamadas de “Complexos de Lançamento” (“Lauch Complex”, em inglês; LC) — foram construídas ao longo da costa para os foguetes Titan e Atlas. Os primeiros voos espaciais da NASA, Mercury e Gemini, foram preparados para lançamento a partir das plataformas de lançamento na CCAFS pelos técnicos da Força Aérea.

O presidente estadunidense John F. Kennedy era um grande entusiasta das missões espaciais de seu país e foi um grande investidor e incentivador das missões durante a Guerra Fria, que caracterizou uma constante Corrida Espacial entre União Soviética e Estados Unidos. O presidente
Lyndon Johnson, a pedido da viúva de Kennedy, renomeou as instalações espaciais com o nome de Kennedy para homenageá-lo, em virtude do brutal assassinado que vitimou seu antecessor, em 1963.

O Cabo Canaveral, foi, então, chamado de Cabo Kennedy entre os anos 1963 e 1973. O nome foi restaurado para Cabo Canaveral, pelo estado da Flórida, em 1973, porque não houve popularização da nova denominação. Cabo Canaveral é um nome conhecido desde o século XVI, pois a região era famosa pelo grande número de naufrágios

Existe uma preocupação muito grande, desde o início, na preservação ambiental da área. Muitos esforços são realizados para preservar ao máximo essa área que é um santuário ecológico, bem como toda a sua vida selvagem.

Uma das espécies mais comuns na região, os jacarés, são responsáveis por um fato interessante na paisagem atual. Como são capazes de subir em cercas de arames verticais, foram instaladas cercas arredondadas em volta de alguns prédios administrativos, para evitar que esses simpáticos vizinhos continuassem entrando sem serem convidados. Vale lembrar que aquela região é o habitat natural de jacarés e crocodilos, sendo eles os anfitriões do lugar.

Cerca curvada ao redor das plataformas

Fontes:
http://www.nasa.gov/centers/kennedy/home/index.html
https://suasproximasviagens.com.br/kennedy-space-center-cabo-canaveral-nasa/
Fotos: http://www.nasa.gov/centers/kennedy/launchingrockets/sites.html
https://vontadedeviajar.com/florida-muito-alem-de-miami-e-orlando/
https://suasproximasviagens.com.br/kennedy-space-center-cabo-canaveral-nasa/