Ateliê “Aprendi com a História” – Daniel Gaya Batista, Enzo Novello Mestre e Murilo Ferreira Baudenbacher – 7.º ano Pau brasil

“Henrique VIII”

Henrique VIII Henrique VIII Tudor (28 de Junho de 1491 – 28 de Janeiro de 1547) foi Rei de Inglaterra desde 22 de Abril (coroado a 24 de Junho) de 1509, até à sua morte. Foi-lhe concedido o título de Rei da Irlanda pelo Parlamento Irlandês em 1541, tendo obtido anteriormente o título de Lord da Irlanda. 

Henrique nasceu no Palácio Real em Greenwich, Londres, como segundo filho do Rei Henrique VII e Isabel de York, sendo-lhe concedido o título Duque de York. Tornou-se Príncipe de Gales e herdeiro do trono após a morte do seu irmão mais velho Artur em 1502. 

Uma dispensa do Papa Júlio II era necessária para autoriza-lo a casar com a viúva do seu irmão Catarina de Aragão, e isto foi obtido com a base da não-consumação. O casamento foi celebrado a 11 de Junho de 1509 e resultou apenas numa filha, a futura Maria I de Inglaterra. O desejo de Henrique VIII de produzir um herdeiro, bem como a sua relação amorosa com Ana Bolena, levaram-no a procurar a dissolução do casamento com Catarina junto do Vaticano. As suas tentativas não encontraram sucesso porque o Papa Clemente VII estava sobre pressão do sobrinho de Catarina, o imperador Carlos V. Frustrado com o falhanço das negociações, Henrique VIII ignorou a lei canónica que o impedia de se unir a outra mulher e casou com Ana Bolena a 25 de Janeiro de 1533.

Esta atitude de afronta sem precedentes à Igreja Católica valeu-lhe a excomunhão, declarada por Clemente VII em 11 de Julho de 1533. No seguimento da excomunhão, Henrique decidiu o rompimento com a Igreja Católica Romana, declarou a dissolução dos mosteiros, tomando assim muitos dos haveres da Igreja, e formou a Igreja Anglicana (Church of England), da qual se declarou líder. Esta decisão tornou-se oficial com o decreto da supremacia (Act of Supremacy) de 1534. 

Durante o ano de 1513, Thomas Howard, terceiro Duque de Norfolk, derrotou a tentativa de invasão de James IV da Escócia em Flodden durante a ausência de Henrique VIII na guerra com a França. A longa rivaldade de Henrique com o Rei Francisco I de França tornou-se ainda mais séria pela cooperação entre França e Escócia, ambos países católicos nesta altura. Henrique e Francisco tinham-se encontrado no campo do pano dourado em 1520. A paz com a França foi finalmente restabelecida em 1546. 

Henrique VIII incrementou muito o poderio marítimo inglês, estabelecendo portos em Woolwich e Deptford no Rio Tamisa no sudeste de Londres, e instituindo uma marinha eficiente. O seu navio-capitania (flagship), Mary Rose, afundou no Solent (no canal inglês) durante a batalha e a sua recuperação nos anos 80 do século XX, foi um marco na pesquisa arquelógica desta época. O navio encontra-se hoje em exposição nas docas de Portsmouth. 

Fonte: http://biografias.netsaber.com.br/biografia-1321/biografia-de-henrique-viii-de-inglaterra