Ateliê de História “Aprendi com a História” – Pedro Machado Koboyama, Rafael de Jesus Salles Braga e Tobias Perassi Alquezar – 7.º ano Pau-brasil

“Renascimento Artístico”

A Madona do Prado de Rafael Sanzio

O Renascimento Artístico representou uma das vertentes do período renascentista com a profusão de diversas obras. Lembre-se de que o Renascimento foi um movimento artístico, intelectual e cultural que teve início no século XV na Itália.

Foi com o declínio do sistema feudal e de diversas caraterísticas associadas ao período medieval, que fez surgir a Renascença, um período de efervescência cultural, artística e científica que se espalhou pela Europa.

Diferentemente da arte medieval, o Renascimento Artístico esteve inspirado na antiguidade clássica, ou seja, nas artes greco-romanas, que haviam sido esquecidas durante séculos. Foi, na verdade, um resgate da arte e da cultura da Grécia e de Roma. Por isso o “Re-nascer” desse valioso período histórico que fora a Antiguidade Clássica.

Para os artistas do renascimento, o contexto associado ao período medieval impossibilitou a evolução da arte em diversos aspectos, uma vez que o medievo esteve intimamente relacionado à uma cultura religiosa, donde o teocentrismo (Deus no centro do Universo) regia a vida das pessoas, não só no âmbito social, mas também, cultural, político, ético e moral.

Foi a partir do avanço científico, social e cultural que surge o movimento do renascimento, o qual foi marcado sobretudo pelo caráter humanista, o Homem no centro de todas as ações. O Antropocentrismo em detrimento do Teocentrismo. Assim, o teocentrismo medieval dá lugar ao antropocentrismo renascentista, com a chegada da Idade Moderna.

A grande contribuição da arte renascentista foi a descoberta da perspectiva e da profundidade. Assim, do plano reto e bidimensional da arte medieval, a arte da renascença promoveu um outro olhar. Outros aspectos, não menos importantes, explorados pelos artistas do renascimento, foram o equilíbrio das formas e a busca da harmonia, fundamentadas na arte clássica.

Vale lembrar que o renascimento artístico incluiu a evolução da pintura, escultura, arquitetura e literatura, valorizando aspectos humanos e da natureza. Ainda que muitos temas explorados pelos artistas do renascimento estejam associados ao plano religiosos e espiritual, a mudança de mentalidade da época proporcionou incluir uma variedade de temáticas desde os costumes, a mitologia, as paisagens, dentre outros.

Fonte: www.todamateria.com.br