Tales de Mileto

Ateliê de História e Matemática

Não foi somente na Filosofia que Tales de Mileto se destacou. Seus estudos na Geometria são de grande importância para o mundo. Ainda em tempos atuais, suas descobertas são aplicadas em novas pesquisas e usadas para resolver cálculos matemáticos. Foi Tales quem demonstrou que os ângulos da base dos triângulos isósceles são semelhantes, mostrou o teorema que afirma que dois triângulos com dois ângulos de um lado, respectivamente, iguais, são iguais.

O filósofo também disse que todo diâmetro divide um círculo em duas partes iguais, entre outros descobrimentos. Os fatos geométricos, cuja descoberta é atribuída a Tales são: a demonstração de que os ângulos da base dos triângulos isósceles são iguais; a demonstração do seguinte teorema: se dois triângulos têm dois ângulos e um lado respectivamente iguais, então são iguais; a demonstração de que todo diâmetro divide um círculo em duas partes iguais; a demonstração de que ao unir-se qualquer ponto de uma circunferência aos extremos de um diâmetro AB obtém-se um triângulo retângulo em C.

Provavelmente, para demonstrar este teorema, Tales usou também o fato de que a soma dos ângulos de um triângulo é igual a dois ângulos retos. Tales chamou a atenção de seus conterrâneos para o fato de que se duas retas se cortam, então os ângulos opostos pelo vértice são iguais.

Fonte: turbinadosdamatematica.com.br